O episódio aconteceu por volta das 20 horas deste domingo, dia 10 de setembro, quando, supostamente, Valdevir teria chegado de moto em frente a casa em que o policial se encontrava, na Ria Dos Pinhos, no Bairro Jardim Floresta, em Juara. Ainda não se sabe quantos tiros foram disparados contra Valdevir Júnior.
No último dia 24 de agosto, o homem que foi morto hoje, foi preso pelo Cabo PM Paulo Silva, comandante do Núcleo de Paranorte, juntamente com o soldado Esdras Silva, por que se dirigia para o distrito, com a finalidade de exterminar a família do pai, após tentativa de extorsão contra o próprio genitor.
O soldado que foi ameaçado por Valdvir Júnior estava no 21º Batalhão da Polícia Militar, em companhia do comandante Tenente Coronel Alex Fontes Meira, aguardando se chamado pelo delegado da Polícia Judiciária Civil de Juara, para se apresentar espontaneamente e prestar depoimento.
Segundo informações, o policial, que é lotado na Paranorte, estava de folga, passando o final de semana com a família em Juara e foi acionado por populares, que presenciaram as ameaças proferidas pelo homem que foi morto.
Informações dão conta de que Valdevir Júnior estava em uma moto Bros vermelha e portava uma pistola.