Forças de segurança deflagram operação para reprimir o comércio de eletrônicos clandestinos

Crédito: Divulgação

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Federal e a Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (29.4), em Cuiabá e Várzea Grande, a operação Falsus Deviatis, com objetivo de reprimir o comércio de eletrônicos falsificados e importados de forma clandestina, realizado por rede comercial presente nos shopping centers de Cuiabá e região.

Cerca de 65 policiais federais, 72 policiais civis, 56 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal cumprem 21 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens móveis e imóveis. As ordens judiciais partiram da 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.

As investigações tiveram início a partir de representações da Receita Federal, com base em fiscalizações realizadas em diversas unidades da empresa especializada em comércio de eletrônicos e acessórios. A ação acarretou na apreensão de diversas mercadorias estrangeiras sem comprovação fiscal de origem lícita e de produtos com indícios de falsificação.

No decorrer do inquérito policial, foi apurado que o grupo investigado é composto por três redes de lojas de eletrônicos com forte atuação nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, a Polícia Federal identificou a utilização de “laranjas” para ocultação da propriedade das empresas e o patrimônio obtido em razão da atividade comercial.

A deflagração conta com o apoio da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso que, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), atuará na condução das investigações dos crimes contra a propriedade imaterial e relações de consumo.

Os investigados poderão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, contra propriedade de marca e concorrência desleal contra as relações de consumo – produto impróprio para o consumo.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Carreta do Hospital de Amor de Sinop realiza exames de mamografia
Homem arranca as trip@s de desafeto na f@ca após discussão por balde
Bezerra nasce com 2 cabeças e rabo bipartido
Polícia Civil recupera equipamentos furtados avaliados em R$ 2,1 milhões
Campanha de atualização de estoque de rebanhos começou em MT ontem, quinta-feira (1)
Polícia Civil realiza operação contra grupo acusado de roubar e torturar idoso de 70 anos
Trio é preso após roubar mais de R$ 300 mil em gado e manter vítimas reféns
Itanhangá: Após ouvir a população, Vereadores apresentam indicações ao executivo
Itanhangá: Oficina do Remédio orienta pacientes sobre uso correto de medicamentos
Brasileiro constrói carro que cabe em elevador; Veja vídeo
Homem mata jovem grávida para esconder caso
Decisão do STF reconhece constitucionalidade da lei estadual que protege produtores de Mato Grosso