Farelo e óleo de milho passam a ter o mesmo tratamento tributário da soja

Entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) a Lei nº 14.943, que estende ao farelo e ao óleo de milho a mesma regulação tributária concedida à soja.

Assim, fica suspensa a incidência da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Contribuição para o PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas decorrentes da venda dos produtos.

“É uma política importante para dar mais competitividade, primeiro, na formação de preços do milho, segundo porque incentiva a produção de etanol de milho, alinhando à demanda mundial por energia mais limpa”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Ainda, como consequência da isenção tributária, o ministro ressalta o impacto positivo em toda a cadeia de produção do grão e das proteínas animais. Conhecidos como DDG/DDS, os farelos de milho são utilizados para a nutrição animal. As contribuições que passam a ser suspensas representam mais de 9%, aproximadamente, dos preços dos produtos.

Farelo mais barato: redução na carne
O ministro destacou que a medida deve proporcionar ração mais barata para os produtores de proteína animal – carne de frango, suínos, bovinos e peixes e, consequentemente, carne mais barata para a população brasileira e mais competitiva para as exportações.

Pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não cumulativa da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins poderão descontar das referidas contribuições, débitos em cada período de apuração, crédito presumido calculado sobre a receita decorrente da venda no mercado interno ou da exportação dos produtos classificados da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), e de lecitina de soja classificada, também da Tabela.

As alíquotas estabelecidas no caso de comercialização de óleo de soja e de milho e de outros produtos da Tipi é de 27%. A porcentagem será atribuída sobre o valor de aquisição de óleo de soja e de óleo de milho classificados e, além, disso, para o insumo na produção de rações
classificadas.

Autor: Canal Rural

Mais notícias

Fazenda de Sinop é a mais cara à venda no Brasil no valor de R$ 15 bilhões
MT-140: Inaugurada em 2024, rodovia já apresenta buracos e trechos de asfalto cedido
Motorista desvia de anta e capota caminhonete em rodovia
Tapurah: Ciretran suspende atendimento amanhã, dia 17/01, para manutenção
Patrulha Rural da PM prende três suspeitos com 39 quilos de pasta base de cocaína
Polícia Civil prende 4 mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas
Alta demanda global aquece exportações de carne bovina em MT
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
Investigado pela Polícia Civlil por estupro de vulnerável é preso em distrito do Amazonas
PRF encontra mais de 46 kg de drogas escondidas sob cama de caminhão
Itanhangá: Veja o calendário escolar 2025 para as escolas municipais, estaduais e creches
Homem é morto a tiros; atirador passou de moto