A falta de chuvas em Mato Grosso já tem preocupado muitos produtores de soja. Sem as precipitações necessárias não houve avanço significativo no plantio na semana passada. De acordo com Instituto de Economia Agropecuária (IMEA), cerca de 70,05% das áreas foram semeadas no estado, mas o atraso em relação ao ano passado já chegou a 23,46 pontos percentuais. E os agricultores começam a se preparar para o replantio de algumas áreas.
Ainda conforme análise do IMEA, no comparativo com a média dos últimos cinco anos, os trabalhos a campo da safra atual estão atrasados em 1,60 pontos percentuais, cenário visto pela primeira vez na temporada.
Para garantir mais agilidade no processo de replantio, as sementes prontas são uma das alternativas mais viáveis, bem como a escolha de variedades com ciclo mais curto.
Produtores de soja em Campo Verde (cerca de 130 quilômetros de Cuiabá), a família Pruckniesky já precisou refazer o plantio em 100 hectares. Desta vez, apostaram nas sementes prontas para a rapidez do processo.
“Essa safra 23/24 está sendo bastante desafiadora. Nossas áreas são um pouco mais arenosas e tivemos que replantar 100 hectares.
A reportagem do Site ITA Notícias, recebeu a informação que vários agricultores, tiveram que refazer o plantio da soja, por conta da falta de chuvas.