O governador Mauro Mendes (União Brasil) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que flexibiliza o cumprimento da hora-atividade dos professores da rede estadual de ensino. A medida, proposta pelo próprio Executivo e aprovada pela Assembleia Legislativa, permite que os docentes realizem parte das atividades de planejamento fora do ambiente escolar.
A assinatura contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e demais autoridades ligadas à gestão educacional.
“É mais uma forma de nós valorizarmos esses profissionais. 40% dessas horas vão continuar sendo dentro da escola ou de um ambiente da nossa rede de formação. Mas os 60% que o professor usa para fazer correção de prova, planejamento de aula e outras atividades na sua formação pedagógica, ele vai poder fazer até mesmo da sua própria residência”, explicou Mauro Mendes.
Segundo o governador, a nova legislação reforça as políticas de valorização da educação implementadas desde o início da gestão. “Em 2019, Mato Grosso era a 22ª pior educação do Brasil e hoje já somos a 8ª melhor. Esse ano tem prova do Saeb e nós queremos estar entre os 5 melhores estados do país em educação”, afirmou.
A lei deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado, quando passará a ter validade legal em toda a rede estadual de ensino.