Uma descoberta digna de filme aconteceu na cidade de Gdansk (Polônia): o esqueleto completo de um cavaleiro medieval foi encontrado embaixo do que era uma famosa sorveteria da cidade. O local, onde funcionava a tradicional “Miś”, fundada em 1962, estava passando por escavações arqueológicas quando os restos foram encontrados.
Segundo os pesquisadores da equipe ArcheoScan, que lidera as investigações no terreno, o esqueleto estava enterrado a cerca de 12 centímetros de profundidade, logo abaixo de uma lápide de calcário esculpida com a imagem de um cavaleiro. Acredita-se que o túmulo tenha sido feito entre os séculos 13 e 14. Atualmente, a peça está no Museu Arqueológico de Gdańsk.
Dois dias após a retirada da lápide, o corpo foi encontrado intacto. De acordo com a antropóloga Aleksandra Pudło, o cavaleiro teria morrido por volta dos 40 anos e media entre 1,67 m e 1,78 m de altura. Apesar de o crânio estar um pouco mais danificado, os ossos estão incrivelmente bem preservados para a idade.
Ainda não se sabe a quem ele servia. Gdansk foi conquistada pelos Cavaleiros Teutônicos, uma ordem militar católica alemã, no início do século XIII, mas o guerreiro também pode ter servido à dinastia Sobiesław, que governou a região antes disso.
Além do cavaleiro, outras relíquias medievais têm sido encontradas no local, como antigas casas do século XII e uma antiga rua da cidade. A equipe pretende analisar a lápide com tecnologia 3D e realizar um estudo completo do esqueleto até o próximo ano.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir