No dia 17 de dezembro de 2024, os Escoteiros do Brasil deram um importante passo em direção à construção de um movimento mais inclusivo e acolhedor com a publicação da Resolução CAN 06/24 e da Política Nacional de Diversidade e Inclusão. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover a equidade e a acessibilidade em todas as suas práticas e níveis de atuação. Entre os pontos centrais da política, destacam-se:
- A promoção da igualdade de oportunidades para crianças, jovens e adultos;
- A valorização das diversidades étnico-raciais, religiosas, culturais, socioeconômicas e de gênero;
- A acessibilidade em todas as dimensões, física e comunicacional, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência;
- A educação para o respeito e a convivência com as diferenças, integrando esses valores ao Programa Educativo do movimento.
Em Itanhangá-MT o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo 29ºMT, tem desenvolvido atividades com aproximadamente 60 crianças e adolescentes entre 6,5 anos até 14 anos de idade. Nas atividades desenvolvidas aprendem a trabalhar em benefício do próximo e em prol da paz, sendo solidário a seus semelhantes e sensível às questões sociais através do voluntariado e da participação ativa em questões determinantes da sua comunidade. O GE Ipê Amarelo foi fundado no dia 3 de maio de 2022 e conta com 19 adultos voluntários atuando aos sábados quinzenalmente. As ações envolvem-se em movimentos sociais e tem parceria com entidades locais como APAE, ROTARY e PASTORAL DA CRIANÇA. Ações como Doação de roupas e alimentos, voluntariado em eventos beneficentes e o Natal Solidário são algumas das ações que o grupo escoteiro faz parte.
A presidente do grupo, professora Daisy Selinger afirma que para o ano de 2025 haverá abertura de novas vagas que ainda não estão sendo suficientes devido o grupo não dispor de espaço físico próprio, prezando pela segurança de todos. Com novas parcerias no próximo ano espera -se atender a mais crianças e assim envolver mais a comunidade.
O grupo Escoteiro aproveita para agradecer a toda a comunidade Itanhangaense que acredita e incentiva o mesmo, assim como agradece as autoridades locais em nome da Prefeitura Municipal, senhor prefeito Edu e vice Emerson, a Câmara de Vereadores e as escolas Paulo Freire e Bromildo Lawisch. Agradece as famílias dos lobinhos e escoteiros que motivam e acreditam que o Movimento Escoteiro veio para formar homens e mulheres de valores na comunidade. Desejamos a todos um ótimo ano novo cheio de prosperidade e harmonia e que Jesus permaneça em todos os lares.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!