Escoteiros do Brasil lançam novas iniciativas para promover Diversidade e Inclusão

Crédito: Divulgação

No dia 17 de dezembro de 2024, os Escoteiros do Brasil deram um importante passo em direção à construção de um movimento mais inclusivo e acolhedor com a publicação da Resolução CAN 06/24 e da Política Nacional de Diversidade e Inclusão. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover a equidade e a acessibilidade em todas as suas práticas e níveis de atuação. Entre os pontos centrais da política, destacam-se:

  • A promoção da igualdade de oportunidades para crianças, jovens e adultos;
  • A valorização das diversidades étnico-raciais, religiosas, culturais, socioeconômicas e de gênero;
  • A acessibilidade em todas as dimensões, física e comunicacional, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência;
  • A educação para o respeito e a convivência com as diferenças, integrando esses valores ao Programa Educativo do movimento.

Em Itanhangá-MT o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo 29ºMT, tem desenvolvido atividades com aproximadamente 60 crianças e adolescentes entre 6,5 anos até 14 anos de idade. Nas atividades desenvolvidas aprendem a trabalhar em benefício do próximo e em prol da paz, sendo solidário a seus semelhantes e sensível às questões sociais através do voluntariado e da participação ativa em questões determinantes da sua comunidade. O GE Ipê Amarelo foi fundado no dia 3 de maio de 2022 e conta com 19 adultos voluntários atuando aos sábados quinzenalmente.  As ações envolvem-se em movimentos sociais e tem parceria com entidades locais como APAE, ROTARY e PASTORAL DA CRIANÇA.  Ações como Doação de roupas e alimentos, voluntariado em eventos beneficentes e o Natal Solidário são algumas das ações que o grupo escoteiro faz parte.

A presidente do grupo, professora Daisy Selinger afirma que para o ano de 2025 haverá abertura de novas vagas que ainda não estão sendo suficientes devido o grupo não dispor de espaço físico próprio, prezando pela segurança de todos. Com novas parcerias no próximo ano espera -se atender a mais crianças e assim envolver mais a comunidade.

O grupo Escoteiro aproveita para agradecer a toda a comunidade Itanhangaense que acredita e incentiva o mesmo, assim como agradece as autoridades locais em nome da Prefeitura Municipal, senhor prefeito Edu e vice Emerson, a Câmara de Vereadores e as escolas Paulo Freire e Bromildo Lawisch. Agradece as famílias dos lobinhos e escoteiros que motivam e acreditam que o Movimento Escoteiro veio para formar homens e mulheres de valores na comunidade. Desejamos a todos um ótimo ano novo cheio de prosperidade e harmonia e que Jesus permaneça em todos os lares.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

Autor: Sebastião Rodrigues

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Jovem é morto com mais de 10 tiros enquanto jantava com a esposa
Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok