Embrapa inaugura fábrica de nitrogênio líquido e amplia capacidade de conservação genética

Crédito: Divulgação

O Banco Genético da Embrapa, localizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), deu início à operação de sua própria fábrica de produção de nitrogênio líquido a partir do ar atmosférico. Segundo o pesquisador Juliano Gomes Pádua, curador da coleção de sementes do Banco Genético, o equipamento marca um avanço significativo na capacidade de resposta da Embrapa diante de situações críticas, como interrupções no transporte ou escassez de fornecedores externos, além de reduzir custos operacionais e contribuir para a sustentabilidade do Banco Genético. “O nitrogênio líquido é um insumo fundamental para a conservação em longo prazo de sêmen, embriões, microrganismos e tecidos vegetais”, destaca.

O modelo foi adquirido com recursos aprovados no subprojeto da FINEP – Conservação de recursos genéticos animais, vegetais e de microrganismos em condições de longo prazo no Banco Genético da Embrapa adquirido. O equipamento se destaca pela eficiência energética e alta confiabilidade, com capacidade de produção de 12 litros por hora de nitrogênio líquido. A estrutura conta ainda com um reservatório de 500 litros para armazenar o produto que abastecerá os criotanques de conservação da instituição.

De acordo com o pesquisador Samuel Rezende Paiva, coordenador do programa de Recursos Genéticos da Embrapa, no momento, o abastecimento está sendo realizado de forma semi-automatizada, mas melhorias já estão sendo implementadas para que todo o processo seja executado automaticamente, de acordo com a necessidade de cada criotanque.

“Procedimentos operacionais estão em edição para que a equipe envolvida – tanto de pesquisa quanto de manutenção – seja devidamente treinada e apta a fazer o abastecimento quando necessário”, explica.

Diversificação das coleções genéticas

Com a nova aquisição, a Embrapa reforça o compromisso com a preservação de recursos genéticos de importância para a agricultura e a alimentação, assegurando condições ideais para a manutenção da viabilidade das amostras. Adicionalmente, a fábrica abre oportunidades de diversificar os materiais biológicos conservados em criopreservação, com excelentes perspectivas de crescimento das coleções das três vertentes: animal, microbiana e vegetal. Atualmente, a maior demanda de nitrogênio líquido provém da área animal, seguida por materiais vegetais e microrganismos.

A instalação da infraestrutura para produção de nitrogênio líquido posiciona a Embrapa entre as instituições públicas com maior capacidade técnica para gestão e conservação de bancos genéticos na América Latina. Nos próximos meses, serão realizados testes para avaliar a autossuficiência do Banco Genético em relação ao nitrogênio líquido para tomar a decisão gerencial de fornecimento para outros laboratórios da Unidade.

Segurança alimentar e inovação

O Banco Genético da Embrapa representa uma base valiosa para a pesquisa, inovação e segurança alimentar no Brasil. Os recursos genéticos ali conservados incluem desde espécies tradicionais de cultivos, animais e microrganismos de importância para a agropecuária brasileira, além de material genético com potencial ainda inexplorado.

“Com a fábrica de nitrogênio líquido, damos um passo decisivo para garantir a proteção desse patrimônio genético com tecnologia de ponta e eficiência operacional, fortalecendo a imagem da Embrapa como uma das instituições com maior capacidade técnica para gestão e conservação de recursos genéticos em nível mundial”, destaca Juliano Pádua.

Para ele, a nova infraestrutura também abre possibilidades para a ampliação de parcerias internacionais, reforçando a posição do Brasil como referência em conservação genética para países em desenvolvimento.

Autor: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Mais notícias

Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos
Itanhangá: Veja os cuidados de prevenção contra as hepatites virais e tratamentos