Em Mato Grosso, 24% dos produtores rurais estão endividados

Crédito: Divulgação

O estado de Mato Grosso é o terceiro com maior número de produtores rurais endividados no país. De acordo com o Estudo de Inadimplência do Produtor Rural, da Serasa Experian, 24% dos produtores mato-grossenses estão com o “nome sujo” na praça.

No ranking, Mato Grosso fica atrás apenas de Tocantins, em que 43% dos produtores têm dívidas; e de Goiás, com 27% de inadimplentes.

De acordo com o estudo, os mais endividados têm entre 31 e 40 anos de idade, sendo 21% do total de inadimplentes. Conforme a idade avança e eles alcançam uma estabilidade financeira melhor, o índice reduz para 14% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Marcelo Pimenta, Head de Agronegócio da Serasa Experian, explica que a estabilidade do agronegócio no período de pandemia da covid-19, impediu que o crescimento da dívida fosse ainda maior.

“O agronegócio, um dos principais motores da economia no país, continuou gerando empregos e renda neste período de pandemia, contando também com preços favoráveis à comercialização de seus produtos. Os ganhos dos produtores se mantiveram ou até cresceram em alguns casos, fazendo que muitos conseguissem pagar as contas, mitigassem riscos e evitassem a inadimplência”, afirma.

O Estudo de Inadimplência do Produtor Rural foi realizado em março de 2022 e junho de 2021, com uma amostra de 95 mil produtores rurais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Autor: Repórter MT

Mais notícias

Novo tipo de painel solar pode gerar mais energia do que o comum e ocupar menos espaço
Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação