Dez municípios concentram 74% dos pescadores registrados em Mato Grosso

Crédito: Reprodução

O ministério da Pesca e Aquicultura lançou, ontem, boletim informativo com um panorama sobre a atividade dos pescadores no último ano no Brasil. Foi constatado que, em Mato Grosso, existem 1.703 profissionais do setor registrados, dos quais 74,3% estão concentrados em 10 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antonio do Leverger, Barra dos Bugres, Rosário Oeste e Barra do Garças.

No Nortão, todas as cidades apresentam de um a 200 pescadores registrados, com exceção de Apiacás, Terra Nova do Norte e União do Sul, que não apresentam nenhum registro.

A pesquisa revelou que, quase na totalidade, os recursos alvos no Estado são peixes, seguido por répteis. No recorte de gênero, cerca de 57% dos pescadores são homens com idade média de 51 anos e 43% mulheres com idade média de 47. Do total, 56,6% são alfabetizados e apenas 5,5% possuem capacitação profissional. Além disso, 12,1% acessam os programas governamentais Renda Brasil e Bolsa-Família e a grande maioria são de pessoas pardas (74,3%).

Entre todas as unidades da federação, 22 possuem menos de 50 mil profissionais registrados, incluindo Mato Grosso, sendo o Distrito Federal com o menor número (401) e o Maranhão o maior com (556 mil) número de registros.

No total, no Brasil, existem 1,65 milhões de pescadores registrados. A região Nordeste e Norte representam a maioria do total de pescadores e pescadoras registradas no país, juntos os estados do Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia compreendem a 68,3% (1,1 milhão) do total.

O documento também revela alguns dados desafiadores, como que 84% das pessoas que vivem da pesca têm renda de até R$ 1.045 e que, apenas no ano passado, cerca de 1,1 milhão de pescadores receberam o seguro-defeso, benefício financeiro concedido aos pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida.

Autor: Só Notícias

Mais notícias

Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos