O frio chegou, e os humanos já tiraram os casacos do fundo do guarda-roupa. Mas será que os pets também precisam de uma “cobertura extra” para sobreviver às baixas temperaturas e não ficarem doentes, por exemplo? Patricia Pimentel, veterinária do Citta Vet, explica que muitas vezes o uso é necessário. “Em lugares realmente frios, eles precisam desse suporte”, afirma.
A profissional conta que animais pequenos, principalmente os de pelo curto, sentem mais frio, e as roupas ajudam esses cães a terem maior conforto. Ela cita três raças como exemplo: chihuahua, pinscher e dachshund, mais conhecido como “salsicha”.
A veterinária Nicole Roth Fernández, da Clínica Vet Quality, afirma também que o uso desses trajes pode ser indicado para cães idosos. “A termorregulação de cachorros mais velhos pode estar comprometida”, explica.
Quais raças não devem usar?
O veterinário André Nunes de Souza complementa e detalha as raças que não devem, de forma nenhuma, utilizar essas vestimentas. “Todos os cães que são provenientes de lugares frios, como rottweiler, spitz alemão, husky siberiano, chow-chow, samoieda, não são indicados para usar roupa.”
Samanta Rios Melo, veterinária e sócia-proprietária da clínica Amo Pata, ressalta um importante cuidado que os tutores devem tomar: “Contraindicamos o uso de roupinhas em animais alérgicos, pois os tecidos sintéticos podem causar irritação e coceira”, afirma.
Quais tecidos devem ser usados?
Os especialistas concordam que o algodão é o melhor tecido para as roupas dos pets. “Não fica tão úmido e é possível ter um controle térmico melhor”, diz André. O profissional ainda avisa que tecidos sintéticos e couro devem ser evitados, porque deixam o animal úmido, o que pode ajudar na proliferação de bactérias no corpo do bicho.
“Mas é importante não deixá-los direto de roupa, pois isso pode levar a algum tipo de alergia e/ou eczema”, alerta Patricia.
Pós-operatório
Patricia diz que as roupas são uma opção valiosa para os pets em pós-operatório. “Quando os cães e gatos passam por um procedimento cirúrgico, eles usam roupa adequada, e isso evita que acessem a incisão e/ou lesão e, portanto, protege os pontos e promove a correta cicatrização.”
Por fim, Samanta ainda diz que é importante entender se o animal gosta ou não de usar roupas e sugere que, sempre que houver dúvidas, o tutor consulte um veterinário.
Fonte: R7