O deputado estadual bolsonarista Gilberto Cattani (PL) protocolou na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20), um projeto de lei com o objetivo de restabelecer o período de semeadura da soja no intervalo de 16 de setembro a 3 de fevereiro de cada ano.
A proposta tem como objetivo sanear impasses que chegaram ao Poder Judiciário e que podem ser resolvidos no ambiente Legislativo.
No dia 8 de setembro, a Justiça mato-grossense atendeu a um pedido, em sede de liminar, apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para restringir o período de semeadura que antes se estendia até 3 de fevereiro e, agora, vai até o dia 31 de dezembro.
Para Cattani, o período mais longo estipulado pelo Ministério da Agricultura desde a safra 2021/22 foi uma decisão técnica e beneficia os pequenos e médios produtores de soja do Estado. O deputado também classificou o PT como o maior inimigo do agronegócio.
“Existem alguns inimigos do agronegócio, entre eles, o principal é o PT, que conseguiu fazer uma proeza inédita que é estragar o agronegócio no quesito de produção para os pequenos e médios produtores de soja. Não podemos aceitar isso. Já protocolei o projeto que vai tornar a janela adequada para que todo produtor de soja possa produzir sua semente e ter o direito garantido na sua produção”, explicou o parlamentar.