Dicas, receitas, informações e entretenimento.

Dentista ensina 3 tratamentos caseiros para aliviar a dor de dente

Compartilhe nas redes sociais

Quando sentimos dor de dente, o incômodo se torna a maior urgência do mundo. A resposta para o alívio, porém, pode estar dentro de casa, com o uso de tratamentos caseiros capazes de diminuir a sensação ruim.

A dor de dente pode ter diversas causas, mas é especialmente comum em casos de cárie, inflamação na gengiva e desgaste do esmalte do dente. Somente um dentista pode fazer o diagnóstico e prescrever um tratamento definitivo.

Mas se a dor chegar no meio da noite, por exemplo, ou em outro momento que não seja possível ir ao dentista, a alternativa é se aliviar recorrendo a algumas técnicas caseiras, segundo a dentista Pamela Pironi, de São Paulo.

1. Compressas frias

Como a dor de dente geralmente é acompanhada de um inchaço do maxilar, uma compressa com água fria na bochecha, alternada entre 20 minutos de uso e 20 minutos de descanso, é recomendada tanto para reduzir o inchaço quanto para adormecer a área.

“Compressas frias podem oferecer alívio temporário e ajudar a voltar a dormir, mas elas não vão resolver a causa da dor de dente. Se você tiver alguma cavidade ou outro problema dentário, ele não vai melhorar até que você consulte seu dentista”, alerta Pironi.

2. Bocheche água salgada

Se o dente dói e sua gengiva está inchada, enxaguar a boca com água morna e com sal adicionado pode proporcionar algum alívio. A receita recomendada por Pironi é:

Adicione duas colheres de chá de sal em um copo americano de água morna;
Bocheche a mistura em sua boca por cerca de um minuto e depois cuspa.
“A água morna é calmante e ajuda a aliviar a dor. Já o sal contribui para reduzir o inchaço da gengiva. Mas, não se esqueça: estes efeitos são apenas temporários”, lembra a dentista.

3. Analgésicos

“Os analgésicos comuns podem dar algum conforto da dor até que a pessoa encontre tempo para ir ao consultório, mas é importante lembrar que se você não procurar tratamento, a dor de dente pode piorar”, afirma Pironi.

Atenção aos sintomas

É importante notar que a dor de dente pode ser sintoma de um quadro de maior gravidade. O maior deles é uma cárie que necessite de tratamento mais agressivo, como um canal, já que a dor intensa é o sintoma mais comum.

“Além da dor, a sensibilidade à temperatura também é um sinal de necessidade de fazer um canal. A inflamação e a infecção associadas a um dente danificado também podem causar inchaço na área ao redor do dente afetado”, diz ela.

Outros sintomas de uma cárie grave, que podem ser associados à dor, são a mudança na cor do dente, que pode ficar mais escuro ou descolorido, e a presença de gosto ou odor ruim na boca.

 

 

Fonte: Metrópoles

Fonte:

Mais posts

Gostaria de divulgar seu evento no ITA Notícias?

Clique no botão abaixo e saiba como.