Dal Molin defende integração com a União para reduzir índices de criminalidade no campo

Crédito: Assessoria Deputado Xuxu Dalmolin

“Não podemos admitir que àquela família que trabalhou exaustivamente ao longo do dia, seja privada de uma merecida e segura noite de descanso”. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), nesta terça-feira (23), em Sinop, durante a abertura da terceira etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Idealizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Prefeitura de Sinop, o evento reuniu integrantes das forças de segurança de várias regiões do país para troca de experiências e informações que auxiliem no combate à crimes praticados em áreas rurais.

Para o deputado, que também coordena a Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, é preciso investir em capital humano, além de garantir condições mínimas para que agentes de segurança pública atuem de forma mais efetiva e com abrangência em todas as regiões do estado.

“Não estamos aqui apenas para cobrar. Muito pelo contrário, queremos reforçar nosso comprometimento com a segurança pública. O setor produtivo sempre estendeu a mão para o poder público, mas é preciso que essa relação seja recíproca”, avalia.

Ao se dirigir às autoridades políticas que participavam do evento, Dal Molin reiterou a necessidade de os municípios e estados se integrarem, ainda mais às ações desenvolvidas pela União.

Em outro momento, o parlamentar relembrou os seguidos escândalos de corrupção o que, segundo ele, contribuiu para aumentar a sensação de impunidade no país.

“Há muitos anos eu venho reiterando que o pior inimigo de uma nação é a impunidade (…). Estamos a praticamente 3 anos sem nenhum caso de corrupção em âmbito federal ou estadual e, é assim mesmo que deve ser. Não podemos esquecer que a corrupção alimenta a insegurança no campo e na cidade, além de ‘roubar’ a esperança do povo brasileiro”, disse.

Presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, destacou a contribuição do setor produtivo para a economia brasileira. Segundo ele, somente em 2020, o estado produziu cerca de 37,4 milhões de toneladas de grãos.

“O agronegócio de Mato Grosso é decisivo para o PIB do Brasil. Geramos empregos, renda e somos a mola propulsora para o desenvolvimento do país”, disse Redivo ao cobrar mais atenção ao setor.

Em resposta, o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante dos Santos, anunciou a destinação de 50 novas viaturas para a Patrulha Rural da Polícia Militar.

O gestor afirmou, ainda, que a pasta investiu na compra de armamento, fardamento, drones, comunicação digital com rádios criptografados, entre outros equipamentos tecnológicos para garantir a expansão do serviço. “Reforçamos o patrulhamento na área urbana, mas sem esquecer do homem do campo. Até o segundo semestre de 2022, a Sesp estará cobrindo 100% das propriedades rurais do estado”, assinala.

Já o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), coronel PM Carlos Renato Paim, reafirmou o compromisso do governo federal em manter os investimentos para o aprimoramento das ações relacionadas a segurança pública.

“Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas, a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, disse.

Jornada

A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, é uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Fonte: Assessoria Deputado Xuxu Dalmolin

Mais notícias

Itanhangá: Secretaria de Saúde reforça o chamado para a vacinação contra a gripe

Itanhangá: Inscrições para concurso publico termina hoje, dia 18/04

Itanhangá: Inscrições para processo seletivo para área da saúde termina hoje, dia 18/04

Tapurah: Quatro servidoras da Prefeitura morrem em grave acidente na MT-249

Itanhangá: Vereadores demonstram preocupação com portaria que suspende exames e cirurgias

A Sicredi Ouro Verde MT habilita professores da Educação Infantil para atuar com o Programa A União Faz a Vida