Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados essenciais durante as chuvas da temporada

Crédito: Divulgação

Com a chegada das primeiras chuvas da temporada, aumentam os riscos de acidentes de trânsito, choques elétricos e quedas de árvores. Nesse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ressalta a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população.

De acordo com o diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, existem formas de prevenção de acidentes decorrentes de chuvas fortes, como por exemplo, verificar quintais e retirar objetos soltos que possam ser arrastados por ventos fortes e causar acidentes, evitar entrar em piscinas ou lagos durante tempestades, devido ao risco de raios, e atenção redobrada em vias públicas, ao dirigir ou pilotar motocicletas.

“Essas dicas podem ajudar a garantir a segurança da população durante as chuvas intensas, minimizando os riscos de acidentes e promovendo uma maior conscientização sobre os cuidados necessários nesse período”, falou o major.

Cuidados em casa

Durante chuvas intensas com trovoadas, é fundamental permanecer dentro de casa, desligar aparelhos da tomada para evitar curtos-circuitos, manter portas e janelas fechadas e evitar a proximidade de vidros, já que galhos ou objetos deslocados pelo vento podem causar quebras e ferimentos.

Segurança nas Vias Públicas

Caso esteja em vias públicas, procure abrigo em locais cobertos e seguros, preferencialmente em prédios ou estruturas de alvenaria. Evite ficar debaixo de árvores, próximo a placas, postes, estruturas metálicas ou frágeis, que podem cair com rajadas de vento ou serem atingidas por raios. Não transite em áreas alagadas, pois a água pode levar a quedas em buracos ou bueiros.

Outro cuidado essencial é nunca mexer em fios caídos, mesmo de telefonia ou internet, pois podem estar energizados. Se encontrar cabos rompidos em contato com o solo ou veículos, isole a área, mantenha distância e acione imediatamente a concessionária de energia elétrica, a Defesa Civil, e ou o Corpo de Bombeiros.

Queda de árvores

Após grandes chuvas e ventos intensos, há um risco significativo de queda de árvores em vias públicas e até mesmo sobre casas e veículos. Nesses casos, pode ser necessário acionar as equipes do Corpo de Bombeiros para realizar a retirada de forma segura.

Para solicitar uma avaliação de risco e, se necessário, o corte de árvores em locais públicos ou privados, entre em contato pelo número de emergência 193, informando a situação e solicitando uma avaliação.

Orientações para motoristas e motociclistas

Para motoristas e motociclistas, a recomendação é evitar estacionar veículos embaixo ou próximo a árvores, prevenindo danos em caso de quedas. Durante chuvas fortes, mantenha a calma e permaneça dentro do veículo, que oferece proteção contra raios. Não enfrente áreas com acúmulo de água e, em caso de granizo, busque um local seguro para estacionar.

Nas estradas, a combinação de água com óleo, graxa e sujeira torna o asfalto mais escorregadio, aumentando o risco de quedas de motociclistas e colisões entre veículos. Por isso, é essencial reduzir a velocidade e aumentar a distância em relação ao veículo à frente.

Motociclistas devem sempre utilizar capacete, enquanto motoristas e passageiros devem usar o cinto de segurança. Crianças devem ser transportadas em cadeirinhas ou assentos adequados à idade, peso e altura, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Em casos de acidentes ou emergências, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193, ou a Defesa Civil pelo 199. As equipes estão preparadas para atender de forma rápida e segura.

Autor: CBM-MT

Mais notícias

Câmara aprova projeto que endurece penas por pedofilia, mas corta pontos-chave
Sessão especial homenageia personalidades femininas do agronegócio
Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro