Controle eficiente da lagarta-do-cartucho

Crédito: Divulgação

A agricultura brasileira vem passando por grandes desafios especialmente diante das adversidades climáticas, financeiras, entre outras, porém em tempos de mudanças surgem oportunidades de crescimento e evolução. O setor da agroprecuária tem evoluido muito na questão de sustentabilidade , as entidades de pesquisa tem desenvolvidos produtos altamente eficientes para que o país se torne cada vez menos dependentes de produtos químicos, tornando a agropecuária cada vez mais sustentável , e conquistando mercados mais exigentes.

O IMA-Instituto Matogrossense do Algodão , de Sorriso, em parceria com a Condeagro- Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio, e a Embrapa Milho e Sorgo, inaugurou a fábrica de baculovírus nesta quinta-feira (03/04/2025) onde aconteceu o lançamento do Virumix, um inseticida microbiológico a base de baculovírus, para controle efetivo da lagarta-do-cartucho nas culturas do milho, soja e algodão. O produto foi desenvolvido a partir de uma cepa do vírus da própria lagarta de modo que uma vez a lagarta infectada na lavoura, o produto age diretamente no intestino liberando as particulas virais, levando a contaminação e morte das lagartas, liberando no ambiente uma enorme quantidade de baculovírus que irá contaminar novos indivíduos, gerando ciclos sucessivos de infecção.

O Produto promete ter um impacto real no campo, pela eficiência e facilidade na aplicação, e com o benefício de diminuir a contaminação por quimicos do solo. È altamente recomendado para o MIP-Manejo Integrado de Pragas, como ferramenta eficiente de controle da lagarta-do-cartucho sem impactar os inimigos naturais mantendo o equilíbrio do ecossistema.

Além de ser um produto microbiológico que traz inúmeros benefícios para o solo, é um produto brasileiro, inovação nacional com tecnologia Embrapa e formulação testada no campo, com grande eficiência nos resultados.

Após esse lançamento o IMA se prepara para atender a demanda do produto no mercado de produtos biológicos, com capacidade de antender grandes áreas com milho, soja ou algodão.

A Inovação está trazendo insumos com alternativas sustentáveis às plantações ao mesmo tempo que proporcionam controle eficiente de pragas, atuando de forma sinérgica com outros produtos, favorecendo o meio ambiente, a qualidade dos produtos e a saúde dos consumidores.

Autor: Vida Rural

Mais notícias

Caminhão com combustível explode na BR-101 e incendeia 25 veículos; vídeos
Itanhangá: Contribuinte tem até 10 de abril para garantir 20% de desconto no IPTU e concorrer a R$ 80 mil em prêmios
Polícia Civil prende criminosos de alta periculosidade envolvidos com tráfico de drogas e tentativa de latrocínio
Dois tombamentos de caminhões foram registrados no final de semana
Itanhangá: Programa Saúde na Escola (PSE) promove mais saúde para os estudantes
Criança de três meses morre após engasgo com leite materno
Cidade gaúcha vai inaugurar estátua de Jesus maior do que o Cristo Redentor
Polícia Civil resgata galos utilizados em rinhas e prende proprietário das aves por maus-tratos
Itanhangá: Escola Paulo Freire inaugura novas salas e amplia estrutura para melhor atender os alunos. Vídeo
Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Fisiculturista e ator da Netflix morre aos 44 anos durante treino em esteira
Itanhangá: Prefeitura promove palestra sobre Autismo e reforça importância da inclusão