A agricultura brasileira vem passando por grandes desafios especialmente diante das adversidades climáticas, financeiras, entre outras, porém em tempos de mudanças surgem oportunidades de crescimento e evolução. O setor da agroprecuária tem evoluido muito na questão de sustentabilidade , as entidades de pesquisa tem desenvolvidos produtos altamente eficientes para que o país se torne cada vez menos dependentes de produtos químicos, tornando a agropecuária cada vez mais sustentável , e conquistando mercados mais exigentes.
O IMA-Instituto Matogrossense do Algodão , de Sorriso, em parceria com a Condeagro- Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio, e a Embrapa Milho e Sorgo, inaugurou a fábrica de baculovírus nesta quinta-feira (03/04/2025) onde aconteceu o lançamento do Virumix, um inseticida microbiológico a base de baculovírus, para controle efetivo da lagarta-do-cartucho nas culturas do milho, soja e algodão. O produto foi desenvolvido a partir de uma cepa do vírus da própria lagarta de modo que uma vez a lagarta infectada na lavoura, o produto age diretamente no intestino liberando as particulas virais, levando a contaminação e morte das lagartas, liberando no ambiente uma enorme quantidade de baculovírus que irá contaminar novos indivíduos, gerando ciclos sucessivos de infecção.
O Produto promete ter um impacto real no campo, pela eficiência e facilidade na aplicação, e com o benefício de diminuir a contaminação por quimicos do solo. È altamente recomendado para o MIP-Manejo Integrado de Pragas, como ferramenta eficiente de controle da lagarta-do-cartucho sem impactar os inimigos naturais mantendo o equilíbrio do ecossistema.
Além de ser um produto microbiológico que traz inúmeros benefícios para o solo, é um produto brasileiro, inovação nacional com tecnologia Embrapa e formulação testada no campo, com grande eficiência nos resultados.
Após esse lançamento o IMA se prepara para atender a demanda do produto no mercado de produtos biológicos, com capacidade de antender grandes áreas com milho, soja ou algodão.
A Inovação está trazendo insumos com alternativas sustentáveis às plantações ao mesmo tempo que proporcionam controle eficiente de pragas, atuando de forma sinérgica com outros produtos, favorecendo o meio ambiente, a qualidade dos produtos e a saúde dos consumidores.