Congresso debate gergelim e feijão-caupi como alternativas para o Cerrado

Crédito: Reprodução

Participantes do 13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas debateram no último dia 3 de setembro, o cultivo de gergelim e de feijão-caupi como alternativas para o Cerrado brasileiro. A pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Castro Arriel trouxe um panorama do trabalho de melhoramento do gergelim para a diversificação agrícola do país, não apenas da região do Cerrado; enquanto o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, José Ângelo de Menezes Júnior apresentou uma visão geral sobre as pesquisas com o feijão-caupi.

De acordo com Arriel, o Brasil é hoje um dos dez maiores produtores de gergelim no mundo, sendo Mato Grosso, Pará e Tocantins os estados onde a produção é mais expressiva. Ela afirma que a cultura tem evoluído muito e atraído a atenção da comunidade científica, mas que o gergelim sempre foi cultivado por agricultores familiares do Nordeste brasileiro. Só depois começou a se expandir para outras regiões, em função do alto valor de mercado e da adaptação a diversas condições de solo e clima. Os maiores compradores de gergelim são China, Japão e Índia, mas o mercado para esse grão é promissor e em cerca de 40 países há consumidores de alta renda para o produto, explica a pesquisadora. A Embrapa trabalha no melhoramento genético do gergelim desde 1986, segundo Nair Arriel, com o objetivo de reduzir a perda dos grãos, garantir a sanidade das plantas, manejo correto, estabilidade produtiva e agregação de valor.

O feijão-caupi, também conhecido como feijão fradinho, é uma cultura tradicional da agricultura familiar da região Nordeste, que ganhou espaço e hoje é um produto de exportação. Atualmente, o Mato Grosso é o maior produtor do país. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo apresentou o trabalho de aprimoramento genético que se inicia na Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI), e dez etapas que são realizadas no Mato Grosso por uma equipe multidisciplinar. Menezes Júnior destacou a importância das atividades realizadas pela empresa junto aos produtores, que possibilitaram a identificação de problemas e o levantamento de demandas para o desenvolvimento de cultivares que atendam às necessidades do mercado consumidor.

Autor: Cenario MT

Mais notícias

Câmara aprova projeto que endurece penas por pedofilia, mas corta pontos-chave
Sessão especial homenageia personalidades femininas do agronegócio
Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro