Como evitar contagio do Coronavírus e melhorar Imunidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Crédito: Divulgação

Devido à quantidade crescente de casos do novo coronavírus em nosso Município, essa doença tem se tornado uma grande preocupação para todos. É necessário que a população tome conciência que a Unidade de Saúde já se encontra super lotada , e precisamos fazer nossa parte.

As medidas de prevenção incluem tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel, ficar em casa – quem não tiver essa opção, evitar aglomerações – e não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca. Além disso, ter alguns hábitos para fortalecer o sistema imunológico pode auxiliar, principalmente para pacientes oncológicos, que estão no grupo de risco.Pensando nisso, O Blog da Fran, preparou algumas dicas:

Veja algumas dicas para fortalecer a imunidade!
O coronavírus é uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias, algumas delas leves, por exemplo, resfriados e outras mais fortes. O coronavírus que está em alta veio da China e, provavelmente, tem como hospedeiros os morcegos.

Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse, dor muscular, cansaço, falta de ar e início de pneumonia. Os primeiros sintomas costumam aparecer cinco dias após o contato com o vírus. O grande perigo acontece devido aos sintomas serem muito parecidos com os da gripe comum. Dessa forma, a pessoa demora para procurar um hospital e a pneumonia pode se agravar. Isso dificulta a possibilidade de tratamento, podendo levar o paciente a óbito.

Uma pesquisa realizada na cidade de Wuhan, ponto central inicial da doença, mostrou que 55% das pessoas que morreram possuíam algum problema de saúde prévio ou eram idosos.

Então, pessoas com doenças cardiovasculares, no sistema digestivo ou respiratório e com câncer foram consideradas como mais propícias a contrair o coronavírus. O motivo dessa maior probabilidade é que essas doenças fazem com que o sistema imunológico fique debilitado, mais fraco, e encontre dificuldade para combater a infeção.

Os cuidados básicos, como por exemplo lavar frequentemente as mãos, utilizar lenços descartáveis, cobrir a boca ao espirrar e tossir, manter ambientes bem ventilados e evitar multidões e contato com pessoas gripadas, são fundamentais nesse momento.

Além disso, vale a pena investir em hábitos para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater qualquer doença. Essas dicas valem para todas as pessoas, porém, principalmente, para pessoas que estão em tratamento oncológico.

Por que é importante que o paciente oncológico cuide do sistema imunológico?
De acordo com o Dr. André Abdo, onco-hematologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, a pessoa com câncer tem mais probabilidade de ter uma infecção mais forte.

“O paciente oncológico, além de maior facilidade em adquirir infecções, também tem mais chance de quando adquirem essas infecções, elas serem muito mais graves”.

Isso acontece porque o tratamento (químio ou radioterapia) tem um grande impacto na imunidade do paciente. Consequentemente, o corpo tem dificuldade em evitar que um vírus entre no organismo e, uma vez dentro do organismo, combater essa ameaça.
Como melhorar o sistema imunológico?
Cuidar da alimentação é essencial!
Consumir todos os tipos de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, auxiliam no bom funcionamento do corpo.

O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Vegetais de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores.

Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura, mamão etc.

O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o sistema imune. Isso porque ele altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.

Pratique atividades físicas
Antes de começar qualquer tipo de exercício, deve-se consultar o oncologista responsável para que ele avalie a condição física da pessoa.

Algumas opções de atividade são o yoga, caminhada, pilates, porém o paciente pode escolher qualquer outra opção que o inspire.

Os exercícios podem ajudar no controle do peso, condicionamento físico, incluindo capacidade do coração, regulando o funcionamento do corpo. Além disso, também reduzem o estresse, que está diretamente ligado ao baixo funcionamento do sistema imunológico

Durma bem
Dormir é essencial para que o corpo descanse, se recupere e regule suas funções, incluindo o sistema imunológico. Por isso, ao dormir pouco, o nível de cortisol no sangue aumenta, reduzindo a capacidade defensiva do corpo.

De acordo com especialistas do sono, o ideal é dormir cerca de sete a nove horas seguidas por noite.

Não beber ou fumar
Essas duas substâncias afetam negativamente todas as células do organismo e interferem em componentes responsáveis por estimular as respostas imunológicas.

Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia
A água funciona como um filtro para o corpo. Dessa forma, ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo por meio do suor e da urina.

Vale ressaltar que essas dicas para fortalecer o sistema imunológico ajudam no bom funcionamento do corpo, aumentando a qualidade da saúde.

Entretanto, tomar esses cuidados não significa estar prevenido e nem podem ser considerados como tratamento contra o coronavírus! Eles são apenas métodos para cuidar da saúde como um todo.
Possíveis tratamentos já estão sendo pesquisados, porém ainda não existe nenhum com efeitos cientificamente comprovados.

Fonte: Blog Da Fran

Mais notícias

incraaa

Bolsonaro diz que Incra não pode parar

62a5fff9dd6de971c7eae289eaafd34a

Padrasto é preso por estupro de criança de nove anos

fefa31156abe0ef1e884461f4e195d40

Brasnorte: Caminhonete capota em rodovia de MT e duas pessoas morrem

delson

Motorista morre e passageira fica ferida em grave acidente entre 3 veículos na BR-163

alt 8

Itanhangá: Festa do padroeiro de Monte Alto reuniu grande quantidade de pessoas. Fotos

fonti

Homem morre após colisão entre moto e caminhão na BR-163

%d blogueiros gostam disto: