Com integração lavoura-pecuária, novo sistema intensifica a produção animal

Crédito: Divulgação

Um sistema produtivo trabalhado pela Embrapa em conjunto com a JP Agropecuária mudou a rotina e os resultados da Fazenda Pontal, em Nova Guarita (MT). Com base na adoção da integração lavoura-pecuária (ILP) e na maior oferta de forragem durante o período seco do ano, o chamado Sistema Pontal possibilita inverter a estação de monta e aumentar a produtividade da pecuária de corte.

O Sistema Pontal é sustentado por três pilares, sendo um deles a própria integração lavoura-pecuária, outro o manejo de pastagens, que possibilita maior taxa de lotação no período chuvoso, e o terceiro é a estação de monta invertida, que viabiliza o nascimento de bezerros na seca.

Integração lavoura-pecuária.

Com aptidão tanto para pecuária quanto para agricultura, a Fazenda Pontal começou a utilizar lavoura para recuperar pastagens em 2002 e 2003. Pouco depois passou a usar o Sistema Santa Fé para consorciar milho com braquiária na reforma dos pastos. A melhoria da qualidade da forragem trouxe a preocupação com o melhor aproveitamento do alimento e com a busca por maior produtividade.

Manejo de pastagens
Com apoio de pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril (MT), os produtores José Leandro Olivi Peres e seu pai José Peres passaram a utilizar forrageiras mais modernas, como as cultivares BRS Paiaguás, BRS Piatã e Xaraés, obtendo maior produção de forragem e também melhora na produção de soja, graças à palhada de melhor qualidade. O uso do resíduo da adubação da lavoura passou a beneficiar o capim, gerando um ciclo produtivo virtuoso dentro da propriedade, possibilitando o aumento da taxa de lotação.

“Nós percebemos que quanto mais tecnologia a gente introduzia na propriedade, desde maquinário, mão de obra e insumos, conseguia aumentar a produção. A gente colocou quase que uma propriedade em cima de outra”, afirma José Leandro Olivi Peres.

Com 50% da área produtiva da fazenda com soja na safra, todo o rebanho fica nos 50% restantes, com taxa de lotação de até três unidades animal por hectare (UA/ha), enquanto a média da pecuária brasileira é de cerca de 0,5 UA/ha. A partir de março, com os novos pastos formados após a colheita da soja, 100% da área produtiva passa a ser ocupada pela pecuária, com um novo pico de produção de forragem.

Autor: EMBRAPA

Mais notícias

Itanhangá: 100 dias de gestão com trabalho, compromisso e conquistas para a população
Desafio do Desodorante: Polícia apura morte de menina de 8 anos
Relógio de bolso de vítima do Titanic será leiloado no Reino Unido
Peça se solta de carreta, atinge carro e mata homem na BR 163
Quais são os maiores produtores de alimentos do mundo?
Igreja Católica reconhece martírio e deve beatificar padre assassinado em MT
Sema e Bope identificam extração ilegal de minérios e multa 11 empreendimentos em R$ 550 mil. Vídeo
Barco vira durante pesca e homem some no rio; irmão da vítima contesta versão
Fazendeiro morre carbonizado após sofrer descarga elétrica dentro de cabine de mediação
Itanhangá: Sessão Ordinária da Câmara De Vereadores é transferida para o próximo dia 28/04
Projeto de Cattani que proíbe uso de linguagem neutra nas escolas de MT é aprovado na CCJ
Cobra de sete metros mata agricultora estrangulada