Chuvas previstas para 2ª quinzena de setembro devem favorecer nova safra da soja

Crédito: Reprodução
Nenhum registro encontrado.

As chuvas devem retornar a Mato Grosso na segunda quinzena de setembro. Os modelos climáticos ECMWF e GFS preveem virada no clima, o que deve favorecer a recomposição da umidade e criar condições mais seguras para o início do plantio da soja, aponta a EarthDaily, empresa especializada no monitoramento de áreas agrícolas com uso de dados de satélite.

No momento, a situação permanece crítica no estado, já que, nas últimas semanas, praticamente não choveu e a umidade do solo atingiu um dos níveis mais baixos dos últimos 30 anos. O calor agrava o quadro, com temperaturas que chegaram a superar 40°C, intensificando a evapotranspiração, de acordo com dados apurados pela empresa.

“Se confirmada, a chegada das chuvas será antecipada em relação a 2024 e semelhante ao padrão de 2022 para o mês de setembro. Porém, há divergência quanto à intensidade das precipitações previstas para o estado”, esclarece Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily. “Enquanto o modelo europeu ECMWF projeta chuvas acima da média em algumas áreas de Mato Grosso, o modelo americano GFS prevê precipitações mais restritas”, diz Reis.

Fonte: EarthDaily

De acordo com os modelos climáticos, a seca deve persistir no curto prazo em grande parte do país, porém, além de Mato Grosso, estão previstas chuvas também significativas em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e pontos do Nordeste.

Em Goiás e no Sul do país, a umidade do solo permanece satisfatória, garantindo um cenário propício à semeadura. Nessas regiões, os produtores já conseguem avançar com o plantio com maior segurança.

No Paraná, o cenário climático mostra diferenças mais acentuadas. Na região Norte do Estado, a umidade encontra-se abaixo da média e pode atingir o menor nível dos últimos 10 anos nas próximas semanas, o que pode levar produtores a adiar a semeadura da soja e do milho de verão.

Independentemente das diferenças entre os modelos, ambos indicam temperaturas acima da média climatológica no Centro-Oeste, Nordeste e Sul, fator que pode limitar a recuperação da umidade em áreas mais secas.

Autor: MT Econômico

Mais notícias

Novo tipo de painel solar pode gerar mais energia do que o comum e ocupar menos espaço
Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação