Se você estivesse de luto pela perda de um ente querido na China, pelo menos o entretenimento poderia animá-lo. Na China rural, contratar strippers para se apresentar em velórios é uma prática cada vez mais comum. Isso porque as famílias enlutadas contratam garotas de programa e dançarinas exóticas acreditando que cerimônias lotadas trazem boa sorte aos mortos.
De acordo com o The Guardian, os moradores acreditam, segundo a tradição milenar, que funerais lotados são um sinal de honra e respeito aos mortos.
Segundo o que Everett Zhang, professor assistente de estudos do leste asiático na Universidade de Princeton, disse ao jornal britânico, os funerais, em algumas culturas, são marcadores de classe, assim como os casamentos.
“Na China, quando a pessoa que morre é muito velha e vive uma vida longa, esse tipo de ocasião se torna apenas uma celebração”, explicou.
Everett também acrescentou que esses tipos de situação se tornaram mais comuns em zonas rurais pela falta de outros eventos culturais.
Em uma matéria da BBC de 2018, o Ministério da Cultura do país anunciou que tinha como alvo uma série de províncias rurais justamente “por suas performances obscenas e vulgares em casamentos, funerais e feiras de templos”.