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Carboidratos: saiba quais são as melhores opções para emagrecer

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Os carboidratos são macronutrientes que proporcionam energia para o corpo. Caso a aporte calórico deles não seja usado pelo indivíduo, os carbs são armazenadas em forma de gordura.

Por causa desse efeito, é comum que os carboidratos sejam vistos como vilões da dieta e até banidos das refeições. No entanto, essa atitude pode prejudicar o processo sustentável de perda de peso.

Ao retirar os carboidratos totalmente da dieta, o indivíduo pode sentir alterações de humor ou diminuir sua disposição para os exercícios físicos, o que atrapalha a adesão ao projeto de emagrecimento. Outro perigo relacionado à restrição de carbs é a compulsão alimentar, uma vez que as proibições podem desencadear desejos irresistíveis.

“Os carboidratos são macronutrientes muito importantes para várias funções do organismo. Uma delas é gerar energia para uma boa execução dos treinos e das atividades diárias. É possível atingir o déficit calórico e o emagrecimento com carboidratos na dieta, basta saber escolher e balancear a quantidade de carboidratos com as necessidades diárias”, afirma Rayanne.

A nutricionista recomenda que a dieta inclua carboidratos contidos em frutas, leguminosas, raízes e grãos integrais.

Veja opções de carboidratos para incluir na dieta

1. Arroz integral

“O arroz integral é um carboidrato complexo extremamente fibroso, o que diminui o índice glicêmico e traz saciedade prolongada”, destaca a nutricionista.

2. Aveia

Outra opção de carboidrato que contribui para o emagrecimento é a aveia. O corpo digere lentamente o alimento, o que atrasa a fome.

3. Grão de bico

“O grão de bico é uma leguminosa rica em carboidratos e proteínas. O consumo ajuda no ganho de massa magra”, explica a nutricionista.

Além de proteína, o grão de bico possui vitaminas do complexo B, sais minerais, ácido fólico, ferro e magnésio

4. Batata-doce

“A batata-doce tem muitas fibras que colaboram para melhorar a digestão. Além disso, ela possui vitaminas como a C, K e do complexo B, e é rica em fósforo e potássio”, destaca Rayanne.

5. Quinoa

A quinoa é uma boa fonte de carboidratos. O alimento também é rico em ômega 3, estimulando a produção de enzimas responsáveis pela queima de gordura.

Além de ser um ótimo alimento para o ganho de massa magra, a quinoa é livre de açúcar, glúten e colesterol.
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