Campanha de prevenção e combate a incêndios da Aprosoja MT leva conscientização e segurança ao campo

Crédito: Divulgação
Nenhum registro encontrado.

A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) está ao lado dos agricultores em todos os momentos, principalmente quando o assunto é cuidar da natureza e das suas propriedades. Pensando nisso, durante todo o ano, a entidade realiza ações de prevenção e combate a incêndios florestais, em especial no período da estiagem, por meio de campanhas.

A iniciativa inclui a elaboração de cartilha orientativas, a realização de workshops e palestras, além da produção de materiais informativos impressos e digitais, que são distribuídos nos núcleos da Aprosoja MT e nos canais de comunicação da entidade. Esses materiais orientam sobre como agir em casos de incêndios florestais, boas práticas relacionadas à prevenção de incêndios no campo, canais de emergência com as autoridades e o poder público, evitando, assim, prejuízos ambientais e econômicos.

Os incêndios trazem muitos prejuízos, mas, para os produtores, causa mais do que danos financeiros, quando destrói construções ou equipamentos. Eles afetam também a qualidade do solo, como explica o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.

“O fogo queima toda a palhada, toda a matéria orgânica, que é algo que o produtor rural demora anos para construir, além de matar toda a microbiota do solo, fazendo com que a produção e a produtividade da área sejam impactadas diretamente no ano subsequente. Então, sabemos que o produtor não quer fogo nem perto da sua propriedade, e, para isso, estamos trabalhando em conjunto com eles para minimizar esse problema”, completa Bier.

Durante todo o ano, os produtores se esforçam para evitar que os incêndios alcancem suas propriedades, tanto no combate ao fogo quanto na prevenção, construindo e mantendo os aceiros limpos, visando evitar tanto o surgimento quanto a propagação do fogo. Para isso, a Aprosoja MT conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e de outras instituições para levar informações claras e úteis, alertando sobre a importância de redobrar os cuidados na prevenção de incêndios, principalmente durante o período da seca.

Participando ativamente do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), a Aprosoja MT leva as demandas do setor produtivo para discussão referente a ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização aos incêndios florestais em Mato Grosso. A entidade também ajuda a manter o Instituto Ação Verde, que, em março de 2025, realizou a entrega de equipamentos de combate ao fogo ao CBM-MT.

O comandante-geral do CBM-MT, coronel Gledson Bezerra, em sua apresentação durante o lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e aos Incêndios Florestais para o ano de 2025, promovido pelo Governo do Estado de MT, destacou que os incêndios não têm origem nas propriedades rurais, visto que 27,7% dos eventos de fogo registrados em 2024 ocorreram em Terras Indígenas.

“As áreas de conservação, como Terras Indígenas, assentamentos e Reservas Particulares do Patrimônio Natural, são as que realmente apresentam problemas com incêndios. Não é a propriedade rural regularizada, nem o empreendedor que opera legalmente que causa esses incidentes. Sempre destacamos isso ao comunicar, pois mais de 50% das áreas do estado são propriedades rurais regulamentadas e produtivas, e essas pessoas não são responsáveis pelas queimadas”, complementa o coronel.

As ações da Aprosoja MT colaboram com a redução dos incêndios florestais, ampliando o alcance das informações e contribuindo significativamente para a redução dos incidentes com fogo nas propriedades rurais do estado.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Novo tipo de painel solar pode gerar mais energia do que o comum e ocupar menos espaço
Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação