Brasnorte: Indígenas denunciam ameaças de madeireiros e extração ilegal de madeira em reserva

Crédito: Imagem Ilustrativa

A coordenadora técnica local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Brasnorte, Aline Ramos Francisco, procurou a Delegacia de Polícia Civil do município para denunciar a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Miky e ameaças sofridas por mulheres da aldeia.

Segundo relato feito às autoridades, madeireiros estariam realizando extração clandestina de madeira dentro do território indígena. Diante da situação, um grupo de mulheres da aldeia decidiu confrontar os extratores para exigir que deixassem a área e cessassem as atividades ilegais. No entanto, a atitude gerou reação violenta.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado, os madeireiros ameaçaram as mulheres com facões, afirmando que matariam todos caso continuassem interferindo na retirada de madeira.

As informações apuradas até o momento apontam que os madeireiros contariam com o apoio de um indígena da própria comunidade, já identificado, que estaria diretamente envolvido na exploração da área florestal, além de outros três indígenas que estariam prestando suporte à atividade ilegal.

O delegado de Brasnorte, Dr. Guilherme Renato Hernandes Polimeni Lós, confirmou o registro da ocorrência e informou que o caso será encaminhado às autoridades competentes. “Vamos acionar a Polícia Federal, o Ibama, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Estadual de Povos Indígenas, além dos órgãos federais de Direitos Humanos. O caso é grave e requer atuação integrada para garantir a proteção da comunidade indígena e do meio ambiente”, afirmou o delegado.

A Terra Indígena Miky é protegida por legislação federal e qualquer atividade de exploração sem autorização configura crime ambiental e violação de direitos indígenas. A Funai acompanha o caso e deverá colaborar com as investigações e medidas de proteção à comunidade.

Autor: Band FM Brasnorte

Mais notícias

Câmara aprova projeto que endurece penas por pedofilia, mas corta pontos-chave
Sessão especial homenageia personalidades femininas do agronegócio
Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro