Brasil passa a contar com plataforma que certifica energia renovável

Crédito: Divulgação

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável pelo comércio de eletricidade no país, lançou nesta terça-feira (29), na capital paulista, a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável.

De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade, a partir dessas informações, de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada. Uma das funções da plataforma será de evitar a dupla certificação da mesma energia.

A Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Em 2021, segundo a CCEE, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, subiu para 6,9%. De acordo com projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.

“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, destacou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.

O secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Sá, ressaltou que a ferramenta facilitará a posição do país na vanguarda da economia verde.

“É a confiança que o setor energético precisa. Vamos centralizar dados e possibilitar o rastreamento da origem da energia utilizada como lastro para a emissão de certificados. A certificação é uma etapa fundamental para essa valoração. Isso agrega muita credibilidade internacional para a indústria verde do Brasil”, disse Gentil.

Autor: Agencia Brasil

Mais notícias

Saúde da próstata: conheça mitos e verdades sobre o câncer no órgão
Mulher foi trancada por agressor após pedir medida protetiva
Polícia Militar prende idoso por furto e recupera 12 cabeças de gado e um cavalo
Polícia Civil prende homem flagrado com plantação de maconha na zona rural
Itanhangá: Exames confirmam contaminação por metanol em duas pessoas
Itanhangá: Forças de segurança atendem ocorrência em que homem persegue e ameaça a ex namorada
Amazônia: seca elevou temperatura de lago a 41ºC e matou 200 golfinhos
Polícia Militar prende faccionados em garimpo irregular no Rio Teles Pires
Confinamento bate recorde em MT; Imea projeta 928,7 mil cabeças em 2025
Imagem de ‘Virgem Maria’ aparece misteriosamente em montanha na Colômbia
Caça à onça e desmatamento: PF faz megaoperação em Mato Grosso e prende bando
Advogado escapa da morte em emboscada no interior de MT