Bando é alvo de operação por desviar 700 toneladas de soja

Crédito: Reprodução

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a operação Safra Oculta, com foco em uma associação criminosa envolvida no desvio de mais de 700 toneladas de grãos, avaliadas em mais de R$1,1 milhão. As investigações realizadas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) têm o objetivo de apurar crimes de furto qualificado, associação criminosa, extorsão e falsidade ideológica.

Na operação são cumpridas seis ordens judiciais, entre eles dois mandados de busca e apreensão, tendo como alvo um classificador de grãos e um balanceiro, ex-funcionários da empresa vítima. Os mandados são cumpridos nos municípios de Barra do Bugres e Guarantã do Norte, onde residem alguns dos investigados.

O crime ocorreu entre os dias 2 a 9 de maio deste ano, quando os investigados desviaram 14 cargas, totalizando aproximadamente 701 toneladas de soja em grãos, avaliadas em R$1,1 milhão, de uma fazenda localizada em Campo Novo do Parecis. A carga, que deveria ser destinada à empresa de alimentos, foi desviada mediante fraude documental, manipulação de placas de caminhões e ausência de emissão de notas fiscais.

Durante as apurações, foram identificados indícios de que funcionários ligados ao processo de carregamento das carretas, bem como motoristas e intermediários, participaram ativamente da prática criminosa, que envolveu ainda a coação de trabalhadores e o uso de documentos falsos.

Com base nos elementos apurados, o delegado da GCCO, Mário Roberto de Souza Santiago Júnior, responsável pela investigação representou pelas ordens judiciais contra os investigados com o objetivo de aprender materiais relacionados à atuação do grupo e reforçar as provas já colhidas no inquérito policial. O material apreendido será submetido à análise e poderá identificar outros envolvidos e esclarecer toda a cadeia criminosa.

O delegado destacou que a operação representa mais um passo firme no combate ao desvio de cargas em Mato Grosso. “É uma operação importante de combate às organizações criminosas que atuam neste tipo de crime no estado, causando prejuízos milionários ao setor produtivo e comprometendo a segurança no transporte de cargas”, disse o delegado.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Autor: Repórter MT

Mais notícias

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h; Entenda
Colisão entre Frontier e picape mata três homens na MT 208
Mãe dá surra na filha por “mentiras e mau comportamento” e acaba presa
Homem perde controle da moto ao passar por faixa elevada e morre
Itanhangá: Desfile e Escolha da Miss Terceira Idade 2025 celebra elegância e valorização da melhor idade
ALMT aprova moção de repúdio à reitora da UFMT por apoio ao MST
Depois de coelhos com ‘chifres’ e esquilos com ‘verrugas’, cervos são avistados com múltiplos furúnculos
PRF apreende 157 kg de skunk em caminhão-cegonha na BR-364
INDEA alerta que a brucelose ainda está presente nos rebanhos de Mato Grosso. Vídeo
Estuprador em série faz acordo judicial e aceita ser submetido a castração cirúrgica
Ipiranga: Acidente entre caminhões em rodovia estadual deixa um morto
Itanhangá: Polícia Militar apreende drogas e prende traficante em liberdade condicional comercializando entorpecentes