Aprosoja-MT vai à Europa conhecer logística e mostrar a sustentabilidade do agro brasileiro

Crédito: Divulgação

Uma comitiva da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) está em visita à União Europeia para conhecer de perto a logística do ‘Velho Continente’ e estreitar as relações entre a Europa e Brasil. A Missão Internacional Europa também é uma oportunidade de mostrar a sustentabilidade da agricultura brasileira perante os europeus.

“[Viemos] trazer o tema da sustentabilidade, pois o produtor brasileiro é exemplo para o mundo, mas as narrativas, muitas vezes, contrapõem e atrapalham o nosso mercado. O objetivo principal é melhorar a imagem da agricultura brasileira e, acima de tudo, ter mercados abertos que não possam ser impedidos justamente por essa narrativa”, destaca o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

O diretor-administrativo da Aprosoja-MT, Diego Bertuol, pontua que produtores e autoridades brasileiras vão se reunir com membros do Parlamento Europeu, trades internacionais (empresas que compram e vendem soja), além de representantes do setor produtivo europeu e entidades que promovem o consumo da soja e do milho brasileiro na Europa.

Entre os locais que serão visitados, estão Amsterdam Declaration Partnership, Universidade de Wageningen, Press Club de Bruxelas, Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da UE e Direção Geral de Parcerias Internacionais, além federações de indústrias alimentícias e representantes do setor produtivo na Europa.

“O continente europeu é um dos que mais conseguem fazer críticas a nós. Então, é o momento de nós mostrarmos como é a agricultura brasileira, mostrar a sustentabilidade, que é o principal tema que trabalhamos hoje na entidade”, enfatiza Diego Bertuol.

Os produtores também conhecerão de perto a infraestrutura de logística da Europa, como os portos de Roterdã, Antuérpia, Hamburgo e Rouen, alguns dos mais importantes portos do mundo.

“Nós estamos trabalhando no planejamento da Missão Europa desde o início do ano. É uma missão que visa principalmente a parte logística da União Europeia. Então, vamos conhecer os principais terminais, seja os portos secos e também os fluviais. Queremos que os participantes vejam como funciona lá e trazer ideias para o nosso sistema aqui no Brasil”, pontua Bertuol.

Além disso, os produtores terão reuniões com representantes do Brasil na Europa, como lideranças da Apex Brasil e embaixadores brasileiros. “Essa é uma forma nos aproximar, de fazer uma troca de ideias entre os produtores rurais, os representantes da nossa entidade, juntamente com autoridades da Europa e do Brasil”, destaca Diego Bertuol.

Já o produtor e coordenador da Comissão de Logística da entidade, Mateus Goldoni, lembra a Missão é uma oportunidade para que o produtor consiga ampliar seu leque de conhecimentos e tomar decisões cada vez mais assertivas. Ainda de acordo com Goldoni, é importante ver a logística do continente europeu e trazer boas ideias para melhorar esse setor em Mato Grosso.

“Vamos conhecer portos também de lá e trazer uma ideia de como é a logística, sempre buscando informação. Hoje, o produtor bem informado, que sabe o que está acontecendo, sabe também como fazer sua operação de uma maneira mais efetiva, faz melhores escolhas e, com certeza, pode ter um progresso ainda maior na sua produção”, conclui Mateus.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Menino tem 526 dentes arrancados de tumor raro na boca
Itanhangá/Tapurah: Faccionado alvo de operação em Mato Grosso é preso pela Polícia Civil na Bahia
Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas
Polícia Civil prende irmãs que transportavam malas carregadas de entorpecentes
Itanhangá: Secretaria de Saúde reforça obrigatoriedade da imunização infantil
Câmara de Mutum aprova mudança de nome de avenida e homenageia Raquel Cattani
Veja a lista de celulares que WhatsApp vai parar de funcionar a partir deste mês
Porto: Trabalhador morre em acidente de trabalho em silo
Novas regras obrigam fazendas a prevenir incêndios florestais
Na cidade mais alta do mundo, moradores mal chegam aos 35 anos
Dono de pousada é preso com pescado ilegal
Homem é morto a tiros por dupla encapuzada