Aprosoja MT divulga material orientativo sobre o controle de plantas daninhas na lavoura em Mato Grosso

Crédito: Divulgação

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) publicou nesta segunda feira (27.01) a Circular Técnica nº 11, que aborda conceitos fundamentais para o entendimento da biologia e manejo de plantas daninhas em áreas agrícolas. Este material é fruto da parceria entre os pesquisadores da Aprosoja MT e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como conta o coordenador e pesquisador do CTECNO Araguaia André Somavilla.

“Este é o primeiro material dessa temática produzido pela Aprosoja MT. Nele procuramos abordar principalmente aspectos de resistência de plantas, aspectos de banco de sementes de lavouras, como a importância de se manejar esse banco de sementes e de não aumentá-lo. Falamos de resistência de plantas daninhas, principalmente pé de galinha, que é a principal planta invasora do Brasil e do mundo”, destacou André Somavilla.

O controle eficiente de plantas daninhas na lavoura é um dos maiores desafios dos produtores rurais do estado de Mato Grosso. A infestação das áreas agrícolas com plantas daninhas reduz o crescimento, a massa vegetal e o rendimento de grãos e fibras da cultura comercial. Em lavouras de soja, a competição causada por plantas daninhas pode ocasionar perdas de produtividade superiores a 80% ou até mesmo, em casos extremos, inviabilizar a colheita. Um tema que será bordado durante a primeira visita técnica do CTECNO Araguaia hoje, dia 29 de janeiro, como afirmou André Somavilla.

“A partir desse primeiro estudo, que resultou na Circular nº11, estamos desenvolvendo outros estudos técnicos nessa temática dentro do CTECNO Araguaia. Inclusive no nosso evento de campo será abordado em uma das estações a parte de herbologia, e a partir disso a gente está se aprofundando e buscando trazer resultados aplicáveis para o produtor levar para dentro das fazendas”, finalizou o coordenador e pesquisador do CTECNO Araguaia.

A Aprosoja-MT, por meio de seus centros de pesquisa (CTECNOs), tem dedicado esforços para atender as demandas dos produtores. A entidade reforça que as recomendações apresentadas nesta circular são flexíveis, podem e devem ser ajustadas conforme as particularidades de cada situação. Contudo, quando aplicadas de forma sistemática, planejada e contínua, essas recomendações podem reduzir de maneira significativa os danos causados pelas plantas daninhas.

Para participar da visita técnica do CTECNO Araguaia e acompanhar essa e outras pesquisas, basta se inscrever no site da Aprosoja MT, o evento é gratuito.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

PM recupera carreta furtada
Homem reclama de dores nos mamilos, e médico descobre lâmina de faca alojada no seu corpo há oito anos
Polícia Civil realiza operação contra o mercado paralelo de celulares roubados ou furtados
Safra de grãos 2024/25 é estimada em 345,2 milhões de toneladas com recorde na produção de milho e soja
jovem de 18 anos é preso nos EUA após matar motorista de aplicativo para ‘aliviar o estresse’
Enfermeira é presa por abusar de crianças a mando de médico
Seis presos fogem da penitenciária de Várzea Grande na madrugada; um recapturado
Homem morre arremessado de carro durante capotamento
Itanhangá: Secretaria De Saúde realizou exames de mamografia em parceiria com o Hospital do Amor
Tapurah: TJ flagra procuração falsa e evita família perder fazenda
Sanduíches de salsicha matam dois e hospitalizam 14; entenda caso
Casal é preso com 15 tabletes de “supermaconha” em rodovia; criança estava no veículo