Aprosoja-MT apresenta aos bombeiros plano de combate aos incêndios florestais

Crédito: Divulgação

Criação de brigadas para combater o fogo em propriedades rurais, essa é a principal proposta do plano de combate aos incêndios florestais elaborado pela Comissão de Sustentabilidade da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A proposta foi entregue ao major bombeiro militar Felipe Saboia, comandante-adjunto do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

O responsável pela Gerência da Sustentabilidade, Alexandre Glauco Selhorst, explica que o projeto tem o objetivo de implementar ações coordenadas de prevenção, monitoramento contínuo e combate a incêndios, além de capacitar os produtores rurais em práticas sustentáveis de manejo.

A proposta, então, é formar brigadas nos núcleos da Aprosoja-MT que estão espalhados pelo estado, com foco prioritário em locais com mais registros de incêndios florestais.

O plano foi entregue durante reunião realizada nessa segunda-feira (23.09), na sede do Batalhão.

“Esse é um projeto muito oportuno porque vai atuar de forma bem completa, indo desde a prevenção até o combate, que terá um tempo de resposta mais rápido, inclusive, minimizando os danos tão intensos que são causados pelo fogo descontrolado. É uma proposição que também fortalece a parceria da Aprosoja-MT com os bombeiros”, destaca Álvaro Leite, diretor-executivo do Instituto Ação Verde, organização não-governamental mantida pela Associação e outras entidades.

O comandante-adjunto do BEA, major BM Felipe Saboia, recebeu o projeto para ser apreciado pelos bombeiros. O militar avalia que essa iniciativa demonstra a importância que o trabalho de combate aos incêndios tem para os produtores rurais e ações como essa, com foco em prevenção influenciam no tempo de resposta, proporcionando uma economia, durante as ocorrências.

“A preparação e a prevenção são fundamentais para o sucesso das operações em campo e essa proposta demonstra a importância desse trabalho preventivo nas propriedades rurais, bem como a representatividade do setor produtivo e a sua capacidade de suporte quando necessário”, comenta major BM Saboia.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Mulher de 101 anos diz trabalhar todo dia: “Se eu me aposentar morro”
Brasnorte: Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi
Ação rápida da Polícia Civil evita golpe de quase R$ 400 mil em venda de gado
Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio
Itanhangá: Vereadores fazem indicações e apresentam moção de aplauso durante 461ª Sessão Ordinária
Itanhangá: Prefeitura busca parceria com Hospital São Lucas para agilizar atendimentoà população
Polonesa mantida por 27 anos em cativeiro pelos pais vivia em quarto cheio de brinquedos e livros infantis
PRF se consolida como a polícia que mais apreende ouro no país
Itanhangá: Prefeitura e EMPAER fortalecem agricultura familiar com doações de mudas de bananeiras
Chuva de meteoros de hoje será 20 vezes maior que o normal
Professor é agredido pelo pai de aluna por não deixar estudante usar celular. Vídeo
Terceira fase de operação da Polícia Civil de MT desmantela rede criminosa nacional de fraudes virtuais