Aos 2 anos, menino se torna membro mais jovem de sociedade de alto QI

Crédito: Divulgação/Guinness World Records

Na idade em que a maioria das crianças está aprendendo o alfabeto, um prodígio britânico de apenas dois anos já consegue ler livros. Além da leitura, Joseph Harris-Birtill está estudando o código Morse, o alfabeto grego e tem se interessado pela tabela periódica.

Os pais do menino, Rose e David, procuram a Mensa, uma das sociedades mais antigas de alto QI no mundo, para ajudar no desenvolvimento do potencial do filho. No entanto, com tantas habilidades, a associação resolveu o tornar Joseph o membro mais jovem da organização, com apenas dois anos e 182 dias de idade. O recorde foi reconhecido pelo Guinness World Records.

Já em crianças mulheres, o título pertence à pequena norte-americana Isla McNabb. A garota foi acolhida aos dois anos e 195 dias de idade.

Para entrar na Mensa, os candidatos precisam passar em um teste de QI ou provar com evidências robustas que fazem parte dos 2% das pessoas mais inteligentes da população.

“Logo ficou claro que ele era um serzinho excepcional: ele rolou pela primeira vez com cinco semanas, disse sua primeira palavra aos sete meses e leu seu primeiro livro em voz alta, de capa a capa, com um ano e três quartos”, disse a mãe de Joseph, em entrevista ao site do Guinness World Records.

Embora seja uma conquista e tanto para o menino, ele também enfrenta desafios no dia a dia. Os sistemas educacionais têm mais recursos para atender alunos em padrão de aprendizagem normais do que superdotados. Foi por esse motivo que os pais da criança procuraram a Mensa.

O aparecimento de crianças prodígios é um fenômeno raro e está ligado à uma mistura de fatores genéticos e ambientais. Para se ter uma ideia, crianças normalmente só falam sua primeira palavra reconhecível por volta dos 12 meses e ler em único idioma não é esperado antes dos cinco ou seis anos.

“Esperamos que essa conquista possa lhe dar um sentimento de orgulho quando for mais velho. É uma homenagem muito incomum e o crédito é todo dele”, ressalta Rose.

 

Autor: Metrópoles

Mais notícias

Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos