Aos 13 anos, estudante paulista vence olimpíada nacional de matemática

Crédito: Reprodução

Com apenas 13 anos, o estudante Fernando da Costa Santos foi um dos vencedores da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O jovem, nascido em Capão Bonito, no interior de São Paulo, conquistou uma medalha de ouro na competição nacional que visa estimular o estudo da área e identificar talentos, especialmente entre alunos de escolas públicas.

Cursando o 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública em sua cidade natal, Fernando já havia participado da olimpíada no ano passado, quando recebeu uma medalha de bronze. Ao Metrópoles, a mãe dele, Silvana Domingues da Costa, contou que o filho sempre gostou de matemática.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de junho, no Rio de Janeiro.

Silvana, que é professora de escola pública, revelou que o filho sempre estudou na rede. Ela nunca sentiu que o ensino dele poderia ser prejudicado por conta disso, até porque acompanha se o que ele está estudando está de acordo com o currículo. Além disso, ela destaca que a escola onde ele está possui professores muito bem preparados.

Quem ajudou Fernando, inclusive, foi sua professora de matemática, Edna Oikawa, que deu aulas extras e trabalhou as provas anteriores para os estudantes se familiarizarem com as questões do exame.

“Ele também sempre foi muito esforçado. Ele estuda muito, sempre teve notas boas, com médias de 9 e 10 em todas as disciplinas, mas a que ele mais se destaca e gosta mesmo é matemática, porque ele quer seguir carreira”, contou.

Segundo Silvana, o desejo de Fernando é, no futuro, cursar Ciência da Computação. Para ela, a vitória na olimpíada de matemática vai abrir muitas portas em relação aos estudos.

Silvana reitera que a conquista do ouro foi merecida e veio após muito esforço por parte do filho adolescente. “Todos os dias ele chegava da escola, almoçava e já ia para as pesquisas. Eu imprimia para ele os simulados e ele ficava lá fazendo as questões”, disse.

A mãe reconhece que a prova é muito difícil. Logo após Fernando sair do exame, ela lembra de ter perguntado como ele achava que havia se saído, ao que o filho respondeu que havia estudado tudo que tinha caído e que não tinha deixado nenhuma questão em branco. “Quando a professora me enviou o resultado, eu fiquei emocionada, o abracei e mostrei para ele. Ele ficou sem acreditar, emocionado”, falou.

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Capão Bonito homenageou a conquista de Fernando. “Essa medalha não representa apenas excelência em matemática — ela simboliza um lugar entre os melhores estudantes do Brasil. Um feito digno de grande celebração!”, dizia o post.

Autor: Metrópoles

Mais notícias

Onça-pintada é avistada descansando no meio de ciclovia; Veja vídeo
Megaoperação mira 350 alvos em Mato Grosso e mais 7 Estados contra fraude no setor de combustíveis
Mulher desaparecida há dez anos é identificada pelas digitais
Idoso de 72 anos espancado morre no hospital
Pais e Mães de Itanhangá participam de palestra na APAE de Tapurah
Tapurah: Polícia Civil deflagra operação e prende quatro foragidos da Justiça
Casal ganha passeio de helicóptero de presente da filha e morre em acidente aéreo
PF combate armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil
Etanol de milho cresce 20% ao ano e faz do Brasil o segundo maior produtor mundial
Seca: veja os erros mais comuns ao tentar aumentar a umidade em casa
Mecânico morre atropelado pelo caminhão que consertava
Governo de MT abre licitação para pavimentar 38 quilômetros de rodovia próximo a Simione