ANVISA suspende preservativos sabor pequi após denúncias de mau cheiro e confusão em motéis

Crédito: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou, nesta semana, a suspensão imediata da comercialização de preservativos com sabor de pequi em todo o território nacional. A decisão veio após uma série de denúncias envolvendo mau cheiro, confusão em motéis e até evacuações de emergência em estabelecimentos.

O caso mais emblemático ocorreu em Parnaíba (PI), onde um motel foi evacuado às pressas depois que um casal acionou a recepção ao confundir o aroma do produto com um possível vazamento de esgoto. “O cheiro era insuportável. A gente pensou que algo tinha estourado”, relatou um funcionário do local, que preferiu não se identificar.

Fabricado por uma empresa piauiense, o produto foi lançado com a promessa de “trazer o sabor regional do Cerrado para a intimidade do casal”. No entanto, o aroma característico e persistente do pequi, apreciado por muitos na culinária, mostrou-se incompatível com o ambiente íntimo. “Uma coisa é na galinha caipira, outra é na hora do amor”, desabafou, entre risos, uma das pessoas afetadas.

A polêmica tomou conta das redes sociais, dividindo opiniões. Enquanto alguns internautas acusaram a decisão de “ataque à tradição nordestina”, a maioria comemorou a medida. “Graças a Deus tiraram isso do mercado. Não tem romance que aguente esse cheiro”, comentou uma usuária no X (antigo Twitter).

A ANVISA esclareceu que a suspensão será mantida até que o fabricante realize novos testes de aceitação sensorial e comprove a segurança e viabilidade do produto. “Preservativos são dispositivos médicos e, além da eficácia, devem passar por rigorosos testes de aceitação e uso seguro”, informou a agência, em nota oficial.

Por enquanto, o pequi, amado por uns, odiado por outros deve seguir restrito ao prato. E bem longe do quarto.

Autor: PIAUI

Mais notícias

Arqueólogos descobrem cidade submersa de mais de 3 mil anos
Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT
PRF apreende mais de 41 kg de maconha e prende casal
Caminhoneiro morre após carreta cair de ponte
Itanhangá: Secretaria De saúde libera vacinação contra gripe para toda a população
Porto: Trabalhador morre após caminhonete ser atingida por avião em fazenda
Menor que matou família no RJ viria a MT matar os pais da namorada
Começou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
Advogado de ‘inocente’ executado em câmara de gás diz que últimas palavras do condenado ainda o assombram
Concessão de Rodovias entre Juara e Ana Terra (Tapurah) é homologada e anunciada em Diário Oficial
Mato Grosso tem a 2ª maior taxa de migrantes do país em relação à população total, aponta IBGE
Operação da DEMA e SEMA apreende 2,8 mil unidades de iscas vivas