Ação integrada fiscaliza 17 fazendas no norte de MT e aplica cerca de R$ 24 milhões em multa

Crédito: Divulgação

Dezessete fazendas localizadas no norte de Mato Grosso foram fiscalizadas nas atividades da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, no âmbito da Operação Amazônia 2024 e coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Realizadas nos dias 8 a 20 de outubro, as ações também contaram com apoio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e do Meio Ambiente, Polícia Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para combater crimes ambientais, como desmatamento e uso irregular do fogo.

Foram fiscalizadas propriedades rurais com grande extensão de terra localizadas nos municípios de Cláudia, Itaúba, Santa Carmem, União do Sul e Marcelândia. O trabalho resultou nas apreensões de retroescavadeira, trator, motosserras, além de multas aplicadas no valor de cerca de R$ 24 milhões.

Também foi constatado que uma das propriedades estava embargada. O imóvel foi loteado, e os funcionários foram flagrados fazendo o uso de maquinário no local.

Na área, havia diversos danos ambientais, como a construção de poço, desbaste em corpo hídrico, uso de retroescavadeira para desvio em área de preservação permanente, incêndio na floresta nativa e corte de árvores nativas com uso de motoserra – todas as práticas realizadas sem licença ambiental.

Em outra propriedade, foi constatado o crime de provocar incêndio em floresta, com uma grande área contendo leiras carbonizadas, e outras em combustão ativa, resultantes de uma limpeza de área.

Os responsáveis responderão por utilização de motosserra em florestas sem licença, destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas ou protetora de mangues, causar dano significativo ao meio ambiente, destruir ou danificar floresta de preservação permanente e provocar incêndio em mata ou floresta de maneira culposa.

 

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Conscientização e diálogo: Palestras em Itanhangá destacam combate à violência contra a mulher
Deputadas da ALMT defendem políticas permanentes de combate ao feminicídio em MT
Pix: Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Itanhangá: Identificado motorista que morreu ao descarregar calcário em propriedade rural
Menino de 13 anos morre após comer macarrão instantâneo cru
Itanhangá: URGENTE: Motorista morre carbonizado ao bascular caçamba para descarregar calcário. Vídeos
PM prende 3 caçadores com espingardas e paca abatida
Caminhão sai da pista, tomba e mata o motorista de 67 anos no interior
Itanhangá: Município tem crescimento populacional; aponta IBGE
Itanhangá: Patrulha Rural da Polícia Militar leva segurança aos moradores no interior do município. Fotos e vídeo
Novo mineral que produz muito mais energia pode aposentar os painéis solares
Itanhangá: Forças de Segurança prendem traficante que monitorava a Polícia por rádio e câmara de segurança. Fotos