O papel estratégico da soja e do milho na cadeia de proteína animal

Crédito: Divulgação
Nenhum registro encontrado.

A soja e o milho são a base da nutrição animal no Brasil e no mundo. A partir desses dois grãos, são produzidas as rações que alimentam aves, suínos, peixes e bovinos. Em Mato Grosso, líder na produção nacional de soja e milho, essa relação é ainda mais forte, pois é no campo que se inicia toda a cadeia de proteína animal.

Nesse contexto, a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) atua para garantir a representatividade do produtor, reforçando a importância da agricultura na base da cadeia produtiva e promovendo ações que fortalecem a competitividade do setor. Além de estabelecer granjas, confinamentos e projetos integrados em todo o país, a produção mato-grossense de grãos influencia diretamente os mercados internacionais, impulsionando o consumo global e fortalecendo o papel do Brasil na segurança alimentar mundial.

Para o vice-presidente Oeste da Aprosoja MT, Diogo Balistelli, o trabalho do agricultor é parte essencial dessa engrenagem. “O produtor rural produz commodities agrícolas, mas elas são fundamentais para a produção de vários outros derivados, como as carnes que a gente tem hoje, tanto de suínos, aves, gado, produção de leite, produção de ovos e óleo de soja. É uma vasta variedade de produtos e subprodutos derivados da soja e do milho”, diz ele.

Essa importância aumenta à medida que a demanda global por proteína animal cresce. Países como a China impulsionam os volumes de exportação e fortalecem o papel do produtor brasileiro na cadeia alimentar mundial. Nesse cenário, a Aprosoja MT atua na defesa de incentivos e melhorias estruturais que garantem que esse elo produtivo continue forte e competitivo.

Diogo Balistelli destaca que modelos produtivos inovadores têm fortalecido a integração entre agricultura e pecuária, aproximando ainda mais os setores e ampliando o potencial produtivo do estado.

“Alguns modelos fomentam a produção de proteína animal, como a integração lavoura-pecuária e também lavoura-pecuária-floresta, adotadas por alguns produtores. É uma forma de integração que vem ganhando espaço, principalmente em áreas mais fracas, e acaba agregando na produção e na lucratividade”, destaca o vice-presidente Oeste da entidade.

Na ponta da cadeia, o produtor rural sente diariamente a responsabilidade de produzir alimentos que chegam a milhões de pessoas, direta ou indiretamente. Esse sentimento é compartilhado por Carlinhos Rodrigues, produtor do Núcleo de Paranatinga.

“O meu sentimento como produtor rural é o de estar fazendo alguma coisa pela população, não só pelo meu sustento. É saber que você está trabalhando em convívio com a natureza para alimentar outras pessoas, independente da parte do mundo onde elas estejam, contribuindo com uma qualidade de vida melhor”, afirma o produtor.

A busca por qualidade é constante, uma vez que a indústria, confinamentos e esmagadoras exigem grãos cada vez melhores para garantir eficiência na transformação de soja e milho em proteína animal.

“A indústria de modo geral, tanto confinamento quanto esmagadoras, procura um grão de melhor qualidade e a gente está sempre buscando a evolução para trabalhar com materiais de ponta, com mais produtividade e qualidade de grão”, completa Carlinhos.

Com a produção de soja e milho, Mato Grosso mostra que o elo inicial da cadeia produtiva da proteína animal está no campo. O produtor planta, colhe e entrega a base que sustenta frigoríficos, laticínios, granjas e indústrias do país inteiro. A Aprosoja MT reafirma o reconhecimento à quem produz, valorizando quem está na origem de tudo: o agricultor.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação
Corpo de homem é localizado após carro cair em rio