Soja impulsiona a economia de Mato Grosso e fortalece o desenvolvimento regional

Crédito: Divulgação

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil, em uma posição consolidada há muitos anos e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) desempenha papel fundamental nessa trajetória. Esse protagonismo reflete diretamente na economia do estado, pois a força do grão movimenta desde a geração de empregos e arrecadação de impostos, até o desenvolvimento de polos industriais, infraestrutura e serviços nas cidades do interior. A soja se tornou um dos pilares que sustentam o crescimento regional e impulsionam todo o Brasil no mercado internacional.

A cadeia produtiva envolve milhares de trabalhadores, fomenta transportadoras, indústrias, comércios, oficinas, revendas e até setores como hotelaria e tecnologia. A cada safra, os investimentos em maquinário, armazenagem e logística ampliam o dinamismo econômico, especialmente nos municípios mais ligados ao setor.

“A produção agrícola é responsável pela sustentabilidade da economia do país. Nas cidades onde a agricultura é forte e ativa, o comércio também é forte. A importância do pequeno produtor rural é muito grande no contexto nacional, porque a soma dessas pequenas propriedades é o que faz a grande produção do estado de Mato Grosso, que projeta o Estado como um celeiro nacional e o Brasil como um produtor de alimentos”, afirma o vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Ilson José Redivo.

Para o vice-presidente Sul da Aprosoja MT, Fernando Ferri, o agro é o elemento essencial para Mato Grosso, que passou por inúmeras transformações nas últimas décadas após a modernização e fomento da agricultura no estado.

“Nós percebemos pelo Índice de Desenvolvimento Humano das cidades onde existe a agricultura, que são os melhores do estado e do país. O agro gera inúmeros empregos diretos e indiretos, na oficina, no consultório odontológico, na farmácia, autopeças, na loja de roupas. Você planta uma semente que gera outras inúmeras sementes e faz o dinheiro circular”, destaca Fernando Ferri.

O vice-presidente sul da entidade também destaca que uma boa safra de grãos impacta positivamente toda a população, pois os investimentos são feitos dentro e fora das propriedades, garantindo o movimento da economia local.

O secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, aponta que boa parte das arrecadações com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são provenientes dos municípios com maior potencial agrícola e que, portanto, são os que mais recebem incentivos financeiros que são transformados em investimentos para a população.

“O agro de Mato Grosso hoje responde por 60% da economia do Estado, é a base de tudo aquilo que a gente produz e é extremamente relevante para sustentação das atuais e futuras gerações de mato-grossenses”, diz o secretário.

Rogério Gallo também reforça a importância da agroindustrialização no estado em todas as cadeias produtivas. “O nosso ciclo econômico, que vai consolidar o agronegócio no Mato Grosso, é a agroindustrialização e a verticalização de todas as nossas cadeias e produtos produzidos no estado”, finaliza.

A produção de soja, que começou tímida no Estado décadas atrás, hoje não apenas movimenta a economia de Mato Grosso, mas também representa desenvolvimento social e oportunidades para milhões de pessoas.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação
Corpo de homem é localizado após carro cair em rio