Veículos voadores podem parecer coisa de filme de ficção científica, mas estão cada vez mais perto de se tornarem uma realidade. Na feira Aero Asia, realizada em Zhuhai, na China, foi apresentada a nova geração das eVTOLs, aeronaves elétricas que sobem e descem em linha reta, como drones ou automóveis gigantes.
No evento, que ocorre até o dia 30 de novembro, os expositores expuseram soluções para mudar a realidade dos engarrafamentos nas grandes cidades, com a proposta de veículos em circulação por vias aéreas próximas do solo — o que não atrapalharia o trânsito das aeronaves comerciais que já dominam os céus.
A perspectiva dos empresários é que, em cinco anos, esse tipo de veículo já seja tão comum quanto solicitar um carro de aplicativo.
Veículos prometem facilitar a vida da população e contribuir para a diminuição de engarrafamentos
Entre os destaques que chamaram a atenção dos visitantes está um veículo que comporta até seis passageiros, apelidado pela empresa responsável pelo projeto como “ônibus do céu”. Outros modelos também roubaram a cena, com cabines futuristas, hélices silenciosas e painéis digitais em modelos estilosos e mais baratos que helicópteros.
Além de se atualizar com as novidades do setor, quem passa pela feira pode sentir a sensação de estar em uma dessas naves por meio de simuladores, vivenciando a experiência dos transportes de um futuro aparentemente não tão distante.