A Patrulha Rural da Polícia Militar apreendeu na tarde desta quarta-feira (19), um caminhão que circulava com placas adulteradas e transportava agrotóxicos de forma irregular na rodovia MT-235, próximo à comunidade Novo Horizonte, em Nova Mutum.
Segundo a PM, a equipe foi acionada após a denúncia de que um veículo suspeito trafegava pela região. Durante as buscas, os militares avistaram um caminhão com as mesmas características informadas, saindo de uma via lateral. O veículo foi abordado e passou por checagem e vistoria.
Os policiais identificaram que se tratava de um caminhão Scania branco com irregularidade nas placas, a dianteira e a traseira eram divergentes, o que caracteriza adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
O motorista, que disse trabalhar há dois meses na empresa proprietária do caminhão, afirmou que transportava agrotóxicos para uma fazenda em Sorriso/MT e apresentou apenas as notas fiscais digitais. Ele também informou não possuir o curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), obrigatório para esse tipo de transporte.
Durante a vistoria da carga, a PM constatou que os produtos estavam mal acondicionados, sem placas de identificação de risco e sem a Ficha de Emergência (FE). As irregularidades configuram crime previsto no artigo 56 da Lei nº 9.605/1998, que trata do transporte inadequado de substâncias perigosas.
Foto: Josué Kaleb/Power Mix

A carga foi apreendida e o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) foi acionado para averiguar possíveis irregularidades adicionais nos defensivos agrícolas. O Batalhão Fazendário também acompanhou o caso até a Delegacia Judiciária Civil, onde serão apuradas eventuais infrações fiscais relacionadas ao transporte.