Com raízes profundas e fácil adaptação, mamona ajuda a regenerar áreas degradadas

Crédito: Divulgação
Nenhum registro encontrado.

Tradicionalmente cultivada em regiões semiáridas, a mamona tem se mostrado cada vez mais importante na agricultura regenerativa e na bioindústria nacional como um todo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a espécie Ricinus communis L. apresenta interessante adaptabilidade a solos de baixa fertilidade e climas secos, tendo potencial para se desenvolver em áreas degradadas com baixa exigência hídrica e nutricional.

“A mamona tem papel importante na agricultura regenerativa. As raízes são profundas e ajudam a soltar o solo, facilitam a entrada de água e ainda devolvem nutrientes para a terra”, explica Igor Borges, head de sustentabilidade da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o MATOPIBA, Pará, Rondônia e Mato Grosso. “É uma cultura muito resistente, que ajuda a recuperar áreas degradadas e ainda traz retorno econômico para o agricultor.”

Além dos benefícios à lavoura, a mamona ganha espaço na indústria. O óleo extraído das sementes é usado na produção de cosméticos, tintas, plásticos biodegradáveis e medicamentos. O grão pode ser aproveitado na fabricação de biodiesel, servindo como opção renovável aos combustíveis tradicionais. O farelo que sobra após a extração do óleo pode ser utilizado como fertilizante natural, ajudando a devolver nutrientes ao solo.

“A mamona ajuda o solo a se recuperar, como se fosse um alimento para a terra, e ainda rende óleo, que pode virar combustível, cosméticos e até produtos do dia a dia, unindo cuidado com a natureza e rentabilidade para os agricultores”, ressalta o especialista da ORÍGEO. “É uma opção para quem busca sustentabilidade sem abrir mão da produtividade.”

Sobre a ORÍGEO
Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com

Autor: Texto Comunicação Corporativa

Mais notícias

Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação
Corpo de homem é localizado após carro cair em rio
Itanhangá: Prefeitura lança campanha do IPTU com desconto para pagamento à vista
Homem de 63 anos é encontrado morto em propriedade rural