A Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMPAER, realizou mais uma ação importante em prol dos nossos produtores e da preservação ambiental! Foram entregues aproximadamente 100 caixas de abelhas, equipamentos essenciais para quem trabalha com apicultura.
Além das caixas, também foram distribuídos macacões de apicultor e fumegadores, garantindo que todos possam trabalhar de forma segura e responsável, cuidando das abelhas e da produção de mel de forma eficiente.
Investir na apicultura é investir na biodiversidade, na economia local e na sustentabilidade. Cada entrega é um passo a mais para fortalecer a produção e incentivar o cuidado com nossas abelhas, tão importantes para o equilíbrio do meio ambiente e para a polinização das plantas.
Porque as abelhas são importantes
O papel fundamental dessas pequenas criaturas acontece nos bastidores do funcionamento do meio ambiente. Ao contrário de outros grupos de insetos, tanto as abelhas adultas, quanto suas larvas e pupas, alimentam-se exclusivamente de recursos florais. Por isso, para suprir sua necessidade alimentar, as abelhas visitam uma grande variedade de flores, colhendo o pólen (fonte de proteína) e o néctar (fonte de carboidratos para elas e de produção do mel nas espécies que o fazem).
Este serviço de polinização, de transporte de pólen, permite a fertilização das plantas e sua reprodução. Em algumas espécies de plantas isso é essencial para a sobrevivência. Em outras, principalmente em espécies frutíferas, a polinização também está ligada à qualidade nutricional da fruta.
Quando olhamos para a grande biodiversidade de espécies vegetais pelo mundo, talvez não consigamos enxergar o trabalho das abelhas logo de cara. Mas, tenha certeza: para cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza, em algum momento, a ação destes polinizadores foi essencial segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês).
As abelhas garantem a variação genética tão importante ao desenvolvimento e reprodução das plantas e, com isso, garantem o equilíbrio dos ecossistemas e que existam plantas suficientes para a produção de oxigênio. São ainda consideradas um importante bioindicador da qualidade do meio ambiente.