Horário do café da manhã pode impactar no envelhecimento saudável

Crédito: Reprodução

A coluna Claudia Meireles se deparou com um artigo sobre a hora de tomar café da manhã. Publicado na revista científica Communications Medicine no mês passado, o estudo Trajetórias de horários das refeições em idosos e suas associações com morbidade, perfis genéticos e mortalidade evidencia que o momento escolhido para fazer a refeição tende a proporcionar benefícios ou malefícios ao funcionamento do organismo.

“Idosos são vulneráveis à ingestão inadequada de alimentos devido a mudanças na saúde e no ambiente; caracterizar o horário das refeições pode subsidiar estratégias para promover um envelhecimento saudável“, escreveram os autores da pesquisa no resumo. Os estudiosos analisaram os dados de 2.945 indivíduos em Manchester, na Inglaterra, durante os anos de 1983 a 2017.
Entre os resultados observados, os autores notaram que a idade avançada está associada a horários de café da manhã e jantar mais tardios, o que ajuda a resultar em “doenças físicas e psicológicas, incluindo fadiga, depressão, ansiedade, multimorbidade e problemas de saúde bucal.”
“O horário das refeições, principalmente o café da manhã mais tarde, muda com a idade e pode refletir mudanças mais amplas na saúde dos idosos, com implicações na morbidade e na longevidade“, salientaram os pesquisadores nas conclusões.
Análise do médico
Para discorrer a respeito da pesquisa, o médico Arthur Rocha foi acionado. De acordo com o nutrólogo, não há um horário universal “ideal” para todas as pessoas tomarem café da manhã. Ele ressalta que fazer a refeição matinal mais cedo, isto é, relativamente logo ao acordar, tende a ser mais favorável para a saúde metabólica, especialmente quando alinhada ao relógio biológico, também chamado de ritmo circadiano.
Ao analisar o estudo, o especialista argumenta: “A pesquisa observou que pessoas que tendem a tomar café da manhã mais tarde têm associação com pior estado de saúde, mais doenças múltiplas e até maior mortalidade”. Ele prossegue: “Ou seja, no contexto de envelhecimento, atrasar demais essa refeição pode sinalizar ou favorecer pior prognóstico.”
Conforme o médico, outras revisões apontaram que distribuir calorias mais cedo no dia, ou seja, comer logo ao acordar, relaciona-se com melhores marcadores metabólicos — a exemplo da glicemia, perfil lipídico e sensibilidade à insulina — em comparação com fazer a refeição matinal em um período mais tarde.
“Mas atenção: muitos desses estudos são observacionais ou ensaios de curto prazo. Dessa, forma indicam correlações e tendências, mas não provam que se você comer exatamente às 7h todo dia, será o melhor para a saúde”, frisa o nutrólogo.
Na avaliação de Arthur, o ideal é tomar café da manhã cedo, no período logo ao acordar ou dentro de uma hora. Ele aconselha evitar atrasos constantes prolongados, caso não faça parte do estilo de vida, sono e necessidades pessoais.

Autor: Marina Ferreira/Claudia Meireles l Metropoles

Mais notícias

Cão inicia incêndio em casa após mastigar bateria de lítio sobre tapete; Veja vídeo
Idoso é preso com 8 quilos de maconha em banco de carro
Bombeiros resgatam pescador morto em rio
Tio é acusado de estuprar sobrinha por dois anos seguidos
Itanhangá: prefeitura oferece curso gratuito de Produção Artesanal de Conservas Vegetais
Homem invade casa, mata a ex e acaba morto pelo atual namorado dela
Homem amarra mendigo; espanca e tenta matá-lo por causa de boné
Milho se consolida como protagonista do agronegócio brasileiro com produtividade recorde
Grão popular ajuda a regular o intestino e apoia a saúde dos rins
Noivo flagra noiva com padre na casa paroquial e vídeo viraliza em Nova Maringá
Presa em fazenda, mulher era agredida pelo marido até vomitar sangue
Policial aposentado morre submerso em lagoa após caminhonete capotar