Debbie Houschild, de Oceanport (Nova Jersey, EUA) começou a escrever para Jane Bean, de Sittingbourne (Inglaterra), em 1974, quando ambas tinham apenas 11 anos. Foi um contato aleatório que floresceu numa grande amizade, que ficou de forma virtual por 51 anos.
Inicialmente, as duas se correspondiam por carta. Nos anos 2000, entretanto, elas resolveram modernizar e passaram a trocar mensagens por e-mail.
Quando a americana e a inglesa perceberam que estavam comemorando um marco impressionante de 50 anos de correspondência, Debbie decidiu que viajaria para a Inglaterra para conhecer Jane, contou o “NY Post”. Aconteceu em setembro, em Londres.
Como tudo começou
Debbie e Jane começaram a trocar cartas por meio do “Big Blue Marble”, um programa de televisão infantil educativo dos anos 70 que oferecia aos telespectadores a oportunidade de pedir um amigo por correspondência de outro país ao fim de cada episódio. As pré-adolescentes rapidamente desenvolveram uma amizade e, além de cartas, também trocavam cartões e fotos.
“Era realmente como ter um amigo da minha idade, só que nunca nos víamos pessoalmente”, contou a americana.
No primeiro encontro, Debbie levou uma pilha de cartas antigas e uma camiseta do Bay City Rollers, uma banda escocesa de pop rock da qual ela era fã quando eram jovens.