Forças de segurança apreendem avião com 1 tonelada de cocaína

Crédito: Divulgação

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Federal, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Força Aérea Brasileira (FAB) apreenderam um avião com 1 tonelada de cocaína, em uma operação conjunta realizada na tarde desta sexta-feira (26.9), em Rondonópolis. O prejuízo causado às facções criminosas é estimado em mais de R$ 28 milhões.

A ação, que ocorreu em uma área rural de Rondonópolis, próxima à divisa do município com Alto Garças (a 357 km de Cuiabá), contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e equipes da Polícia Militar. Toda a operação também resultou na prisão de três traficantes em flagrante.

A mobilização das forças policiais teve início a partir da detecção, por radares da FAB, de uma aeronave de pequeno porte vindo da Bolívia. O avião entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, o que levou ao acionamento de caças A-29 da FAB.

O avião, que usava prefixo falso, foi localizado em uma pista de pouso clandestina que seria utilizada para o armazenamento e transporte de drogas. Com a chegada das equipes, os criminosos abandonaram o local, mas três suspeitos foram presos durante as buscas.

No local, dentro e fora da aeronave, foram apreendidos 31 fardos de entorpecentes. Parte da droga já estava sendo escondida em área de mata, outra sendo carregada em uma caminhonete Hilux, que também foi apreendida.

As investigações agora seguem com a Polícia Federal, com o objetivo de identificar e prender lideranças do tráfico, descapitalizar financeiramente os grupos criminosos e, assim, desarticular esse e outros grupos criminosos ou facções envolvidos com o narcotráfico.

Autor: SESP-MT

Mais notícias

Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos
Itanhangá: Hoje tem palestra sobre violência doméstica contra a mulher
ALMT aprova projeto de Cattani que reconhece risco e possibilita porte de arma a advogados
Depois de três décadas, geólogos encontram o maior depósito de cobre, prata e ouro do planeta
Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro
Mercado volta a valorizar milho com demanda aquecida e clima instável
Cão inicia incêndio em casa após mastigar bateria de lítio sobre tapete; Veja vídeo
Idoso é preso com 8 quilos de maconha em banco de carro
Bombeiros resgatam pescador morto em rio