Dois adolescentes que urinaram em panela de caldo quente em restaurante de Xangai (China) foram condenados a pagar 2,2 milhões de yuans (cerca de R$ 1,6 milhão) à uma empresa de alimentação do país. Os jovens de 17 anos filmaram e postaram o vídeo de seu ato embriagado nas redes sociais.
O incidente ocorreu em fevereiro, numa unidade da Haidilao, a maior rede de hotpot da China. “Hotpot” é um tipo de refeição muito popular, conhecida como “fondue chinês”. Funciona assim: os clientes recebem uma panela com caldo quente no centro da mesa e vão cozinhando ali mesmos os ingredientes, que podem incluir carnes, frutos do mar, legumes, tofu e macarrão. Depois, os alimentos são mergulhados em molhos à escolha de cada pessoa antes de serem consumidos.
Embora não haja evidências de que o caldo contaminado foi consumido, o restaurante diz ter tido prejuízos porque se ofereceu para pagar pelas refeições de milhares que consumiram no local nos dias após o incidente.
Segundo o tribunal, os jovens violaram os direitos de propriedade e a reputação de empresas (a rede e a filial) com “atos de insulto”, contaminando utensílios e causando “forte desconforto ao público”.
Os pais também foram responsabilizados por “não cumprirem o dever de guarda”. A indenização inclui 2 milhões de yuans por danos operacionais e à imagem, 130 mil por perdas de utensílios e limpeza, e 70 mil em custos legais.
O restaurante, que rapidamente se expandiu e hoje conta com mais de mil unidades no mundo, tinha reembolsado mais de 4 mil clientes afetados entre 24 de fevereiro e 8 de março, incluindo compensação em dinheiro dez vezes maior que o valor da conta.
Todos os equipamentos de “hotpot” foram substituídos e o local passou por limpeza e desinfecção.