A Escola Municipal Paulo Freire, de Itanhangá, está em festa! A instituição foi reconhecida no 4º Prêmio Alfabetiza MT, conquistando um lugar entre as 100 melhores escolas do estado. O prêmio celebra o trabalho árduo e os resultados positivos na alfabetização de estudantes dos quatros 2º anos do Ensino Fundamental em 2024.
O reconhecimento não veio por acaso. O sucesso da Escola Paulo Freire é fruto de um trabalho coletivo com responsabilidade. As praticas pedagógicas das professoras regentes Deise, Elizabete, Joselaine e Patricia, renderam o bom resultado, que foi construido com a contribuição dos professores de Inglês e Educação Fisica, que trilharam com sucesso devido uma rede de suporte e colaboração da gestão escolar, dos professores com a orientação e acompanhamento da Secretaria de Educação.
O prêmio Alfabetiza MT é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e reconhece as escolas com os melhores resultados na avaliação da alfabetização. A conquista da Escola Paulo Freire é um motivo de orgulho para a comunidade escolar e um incentivo para que o trabalho continue a ser desenvolvido com excelência.
A entrega da premiação aconteceu no dia 20 de agosto de 2025, no ginásio Fiotão em Varzea Grande, com a presença do governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Piveta, do secretário de Educação do Estado Allan Porto, e Itanhangá esteve presente em comitiva para celebrar:
As professoras regentes do 2º Anos: Deise, Elizabete, Joselaine e Patricia, o professor de Inglês Vanderlei Baraldi, a professora de Educação Fisica, Haydee.
As professoras dos 1º Anos: Daiane, Edieli, Jaqueline, Solange.
A diretora Márcia e a Coordenadora Janete.
A equipe da Secretaria da educação em 2024, a então secretária Suzana e a assessora Regina, o ex-Prefeito Edu.
A gestão 2025 se fez presente; Prefeito Emerson e primeira dama Joice, Vice-Prefeita Veridiana, Secretária de Educação e Cultura Silvana, assessoras pedagógicas Elizabete e Daisy, motorista Dorival. O poder legislativo prestigiou a conquista na presença do Presidente da Câmara Irineu, vereadores; Mauro, Raquel, Franciele, Deise e Genivaldo.
Na oportunidade, o dia 21, antes do retorno a programação foi pedagógica, com a proposta de conhecer novos territórios como o Parque Mãe Bonifácia e o Áquario para ampliar os conhecimentos históricos culturais da nossa capital.
Parabéns à Escola Municipal Paulo Freire e a todos que contribuíram para essa conquista tão merecida! O reconhecimento é um testemunho do poder da educação quando realizada com paixão, responsabilidade e um objetivo comum.