PRESIDENTE DO SISTEMA FAMATO REFORÇA COMPROMISSO DO AGRO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Crédito: Divulgação

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou na manhã desta segunda-feira (16) da abertura do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A Famato é uma das instituições apoiadoras do evento, que reúne especialistas, autoridades, representantes do setor produtivo e da sociedade civil para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios no bioma.

Durante o evento, Tomain destacou que a Famato representa mais de 33 mil produtores rurais no estado e que o setor agropecuário é diretamente impactado pelos incêndios e, dessa forma, é um dos maiores aliados nas ações de preservação ambiental.

“Nós, produtores rurais, dependemos da saúde do solo, da água e do equilíbrio ambiental para manter nossas atividades. Juntamente com o Corpo de Bombeiros, os produtores também são os guardiões do nosso meio ambiente, por isso, somos parceiros na prevenção e no enfrentamento dos incêndios, atuando lado a lado com os sindicatos rurais e com o poder público”, afirmou.

Ainda durante a programação, o presidente da Famato assinou, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), uma Instrução Normativa Conjunta que estabelece os procedimentos para construção de aceiros em propriedades rurais localizadas no Pantanal mato-grossense. A medida, que passa a ser obrigatória, tem como objetivo conter a propagação de incêndios florestais durante o período de estiagem.

A programação do Forest Fire conta com palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores. Estão presentes representantes e palestrantes de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e Brasil.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes terão acesso a uma ampla programação, que inclui palestras com autoridades internacionais, workshops práticos, painéis de discussão e exposição de tecnologias inovadoras voltadas à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais.

Também participaram da cerimônia de abertura o 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti e o superintendente do Senar/MT, Marcelo Lupatini.

Autor: ASCOM Senar

Mais notícias

Pivetta destaca indicadores da alfabetização e quer Mato Grosso entre os melhores do país
Deputados estaduais celebram suspensão da Moratória da Soja e apontam avanço para MT
Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h; Entenda
Colisão entre Frontier e picape mata três homens na MT 208
Mãe dá surra na filha por “mentiras e mau comportamento” e acaba presa
Homem perde controle da moto ao passar por faixa elevada e morre
Itanhangá: Desfile e Escolha da Miss Terceira Idade 2025 celebra elegância e valorização da melhor idade
ALMT aprova moção de repúdio à reitora da UFMT por apoio ao MST
Depois de coelhos com ‘chifres’ e esquilos com ‘verrugas’, cervos são avistados com múltiplos furúnculos
PRF apreende 157 kg de skunk em caminhão-cegonha na BR-364
INDEA alerta que a brucelose ainda está presente nos rebanhos de Mato Grosso. Vídeo
Estuprador em série faz acordo judicial e aceita ser submetido a castração cirúrgica