Polícia Civil deflagra operação contra membros de facção criminosa

Crédito: Divulgação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vera, deflagrou, neste domingo (15.6), a Operação Lucille, com o objetivo de combater uma facção criminosa que atuava de forma estruturada no município.

As investigações tiveram início a partir da apuração de dois homicídios ocorridos em Vera no final de 2024, cujas circunstâncias apontaram o envolvimento de membros de uma facção criminosa atuante na cidade.

A partir dessas investigações, foi possível identificar a estrutura hierárquica e o modo de atuação do grupo, resultando na operação deflagrada hoje.

Foram expedidos sete mandados de prisão, dos quais seis foram cumpridos, além de dois mandados de busca e apreensão. Entre os alvos estão duas mulheres apontadas como lideranças municipais da facção, responsáveis por coordenar o tráfico de drogas e executar ordens repassadas por um criminoso atualmente preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).

Uma das investigadas, de 37 anos, além de ser apontada como a responsável por comandar o tráfico de entorpecentes, também é suspeita de ter a função de ordenar a aplicação de “salves” – termo usado pela organização para designar ações disciplinares internas, que podem variar desde a restrição de liberdade (como proibição de sair de casa), passando por agressões físicas (surras), até a decretação de morte de membros considerados infratores das regras do grupo.

As provas colhidas durante a investigação deixam clara a organização, a estrutura hierárquica e o modo de atuação da facção, evidenciando a participação de cada envolvido nas atividades ilícitas.

Diante das evidências, todos os investigados foram formalmente indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa.

O nome da operação faz referência a uma imagem encontrada no celular de um dos suspeitos, cujo acesso foi devidamente autorizado pela Justiça.

Na foto, uma das líderes aparece portando um taco de baseball envolto em arame farpado, utilizado para intimidação de outros membros da organização. O objeto remete ao personagem da série “The Walking Dead”, na qual o taco é chamado de “Lucille”.

A ação contou com o apoio de policiais civis e penais de Sorriso, demonstrando a força da integração entre as instituições de segurança pública no enfrentamento às facções criminosas em Mato Grosso.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova projetos para os jovens, mulheres e idosos
Polícia investiga desvio de emendas em Mato Grosso e cita diversos deputados estaduais. Vídeo
Número de usuários idosos de cannabis está crescendo e o risco também; dizem especialistas
Ibama destrói 23 balsas usadas no garimpo ilegal em terra indígena
Embrapa inaugura fábrica de nitrogênio líquido e amplia capacidade de conservação genética
O que significa uma pessoa postar status no WhatsApp todos os dias, segundo a psicologia
Menor de 12 anos é suspeita de tentar envenenar bebedouro de escola
Tapurah: Jovem é ameaçado com faca por colega de quitinete
Itanhangá: Secretaria de Educação investe no Passaporte do Estudante para incentivar o desempenho e a busca ativa
Brasnorte: Força Tática apreende armas, drogas e prende dois suspeitos durante operação
Conheça o radar pirâmide: a nova arma contra infratores no trânsito brasileiro
Polícia apreende caminhões de madeira ilegal e desvenda tática criminosa em Mato Grosso