Brasnorte: Indígenas denunciam ameaças de madeireiros e extração ilegal de madeira em reserva

Crédito: Imagem Ilustrativa

A coordenadora técnica local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Brasnorte, Aline Ramos Francisco, procurou a Delegacia de Polícia Civil do município para denunciar a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Miky e ameaças sofridas por mulheres da aldeia.

Segundo relato feito às autoridades, madeireiros estariam realizando extração clandestina de madeira dentro do território indígena. Diante da situação, um grupo de mulheres da aldeia decidiu confrontar os extratores para exigir que deixassem a área e cessassem as atividades ilegais. No entanto, a atitude gerou reação violenta.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado, os madeireiros ameaçaram as mulheres com facões, afirmando que matariam todos caso continuassem interferindo na retirada de madeira.

As informações apuradas até o momento apontam que os madeireiros contariam com o apoio de um indígena da própria comunidade, já identificado, que estaria diretamente envolvido na exploração da área florestal, além de outros três indígenas que estariam prestando suporte à atividade ilegal.

O delegado de Brasnorte, Dr. Guilherme Renato Hernandes Polimeni Lós, confirmou o registro da ocorrência e informou que o caso será encaminhado às autoridades competentes. “Vamos acionar a Polícia Federal, o Ibama, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Estadual de Povos Indígenas, além dos órgãos federais de Direitos Humanos. O caso é grave e requer atuação integrada para garantir a proteção da comunidade indígena e do meio ambiente”, afirmou o delegado.

A Terra Indígena Miky é protegida por legislação federal e qualquer atividade de exploração sem autorização configura crime ambiental e violação de direitos indígenas. A Funai acompanha o caso e deverá colaborar com as investigações e medidas de proteção à comunidade.

Autor: Band FM Brasnorte

Mais notícias

Itanhangá: Escola Municipal Paulo Freire comemora o 4º Prêmio Alfabetiza MT, pela segunda vez. Fotos
Pivetta destaca indicadores da alfabetização e quer Mato Grosso entre os melhores do país
Deputados estaduais celebram suspensão da Moratória da Soja e apontam avanço para MT
Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h; Entenda
Colisão entre Frontier e picape mata três homens na MT 208
Mãe dá surra na filha por “mentiras e mau comportamento” e acaba presa
Homem perde controle da moto ao passar por faixa elevada e morre
Itanhangá: Desfile e Escolha da Miss Terceira Idade 2025 celebra elegância e valorização da melhor idade
ALMT aprova moção de repúdio à reitora da UFMT por apoio ao MST
Depois de coelhos com ‘chifres’ e esquilos com ‘verrugas’, cervos são avistados com múltiplos furúnculos
PRF apreende 157 kg de skunk em caminhão-cegonha na BR-364
INDEA alerta que a brucelose ainda está presente nos rebanhos de Mato Grosso. Vídeo