Audiência pública vai discutir a concessão de energia em MT

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) confirmou nesta quarta-feira (14), durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa, a realização de audiência pública que discutirá a renovação ou não da concessão da Energisa na distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. A audiência está marcada para o dia 30 de maio, às 9h, no Plenário de Deliberações Renê Barbour. Essa ação atende ao Requerimento n.º 104/2025 do parlamentar, com o objetivo de avaliar a atuação da empresa, analisando os pontos críticos e favoráveis do serviço prestado.

“Essa será uma importantíssima audiência pública. Afinal, a concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica está por vencer. Estamos no 28° ano e a concessão é por 30 anos. Nós queremos ouvir o setor produtivo, a federação das indústrias e do comércio e todos os interessados em discutir o tema para avaliarmos os serviços prestados pela Energisa. É hora de apresentarmos as nossas demandas do Araguaia, noroeste, sudoeste do estado, dos distritos industriais, entre outros. Vamos discutir a possibilidade de manter a Energisa na concessão, se haverá nova licitação ou se vai reestatizar os serviços de distribuição de energia”, explicou o parlamentar.

O tema tem grande impacto social e econômico, pois envolve não apenas o setor energético estadual, mas também as demandas crescentes da população e do setor produtivo, que são fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso. Wilson adiantou que já confirmaram presença representantes da Energisa, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A concessão da Energisa em Mato Grosso é válida até o dia 11 de dezembro de 2027. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um termo que permite a renovação dos contratos de distribuição por mais 30 anos, em que abrange 19 empresas cujos contratos vencem entre os anos de 2025 e 2031.

Autor: Secretaria de Comunicação Social-AL-MT

Mais notícias

Itanhangá: Abertura da Campanha Maio Laranja com Cinema na Praça União da Vitória é amanhã, dia 18 de maio
Comissão de Segurança aprova audiência pública para discutir câmeras nas fardas de militares
Yamaha lança moto que faz 50 km por litro e custa R$ 8,6 mil
Polícia intercepta avião de traficantes “recheado” com “supermaconha”. Vídeo
Homem é preso na BR-163 por descaminho ao transportar antenas sem nota
Operação desmonta esquema milionário de fraudes realizado por grupo do segmento de combustíveis
Itanhangá: Programa “A União Faz a Vida” realiza ações nas escolas da rede municipal e estadual. Fotos
Tapurah: Polícia Civil resgata vítimas e prende faccionados envolvidos em sessão de tortura
Bebês reborn, maternidades simbólicas e solidão real: o que esse fenômeno diz sobre nós?
Polícia Militar prende 19 pessoas e fecha área de garimpo ilegal
O futuro da soja: excesso de produção mundial pressiona preços e exige novas estratégias
Morre aos 80 anos Morris, o jacaré mais famoso do mundo