Itanhangá/Tpurah: Alvo de operação, líder de facção é preso pela Polícia Civil em Várzea Grande

Crédito: Divulgação

O principal alvo da Operação Blood Money, apontado como líder de uma facção criminosa nos municípios de Tapurah e Itanhangá, foi capturado pela Polícia Civil em Várzea Grande, na tarde desta quinta-feira (27.3).

A operação foi deflagrada na quarta-feira (26), pela Delegacia de Tapurah, para cumprimento de 41 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão, expedidos pela Quinta Vara Criminal de Sinop.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Gerência de Operações Especiais (GOE).

As investigações, conduzidas na Delegacia de Tapurah, apontaram que o suspeito era responsável pelo comando do tráfico de drogas nas cidades de Tapurah e Itanhangá, coordenando a aquisição, o transporte e a distribuição de entorpecentes, além de gerenciar pontos de venda e a arrecadação dos lucros ilícitos.

Conhecido pelo apelido de Vaticano, ele também era apontado como um dos principais operadores de lavagem de dinheiro para a facção criminosa e identificado como responsável por movimentações financeiras suspeitas.

O delegado responsável pelas investigações, Artur Almeida, destacou que o faccionado teve movimentações financeiras consideráveis nos últimos meses, com créditos e débitos em contas bancárias que totalizaram aproximadamente R$ 1 milhão, indicando práticas de lavagem de dinheiro.

Ele confessou o envolvimento com o tráfico de drogas e indicou aos policiais o local onde havia escondido aproximadamente um quilo de maconha. A droga foi apreendida durante a ação.

“O investigado é um dos principais líderes da facção criminosa na região e sua prisão é considerada um grande avanço na operação Blood Money. Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado para a DENARC, onde aguardará os próximos procedimentos legais”, disse o delegado.

A investigação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, que integra o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Aluno de 14 anos envia nudes para professora e mãe culpa vítima: “Bonita demais”
Itanhangá: Tarde da Criança encerra as comemorações dos 25 anos com muita alegria
Ladrão invade sítio com canivete, mas morador reage e o mata
Parceria vai viabilizar uso de maquinário pesado na prevenção e combate a incêndios florestais em MT
Itanhangá: Sistema de pagamento do IPTU 2025 apresenta problemas e prefeitura emite nota
Itanhangá: Homem chega de festa sob efeito de bebidas alcoólicas e agride os pais em Sítio
Homem pinta o galo de verde e tenta vendê-lo como papagaio
Homem paga por sex0 a três, não recebe “serviço” e acaba linchado por garotas de programa
Acrimat vai acompanhar certificação de MT de livre de febre aftosa sem vacinação
Fungo que causa doença grave em trabalhadores rurais e garimpeiros é descoberto por pesquisadores da UFMT
Itanhangá: Bandido invade residência após cortar cerca elétrica e furta armas e celular
Jovem de 24 anos morre após grave acidente na BR-163