Polícia Civil deflagra operação contra esquema criminoso na intermediação e desvio de cargas agrícolas

Crédito: Divulgação

A Gerência e a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (GCCO/Draco), da Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou, nesta quinta-feira (13.2), a Operação Frete Umbra para desmantelar um esquema criminoso de compra e venda de grãos no Estado. A investigação revelou a existência de intermediações fraudulentas que desviaram cargas de soja, o que gerou um prejuízo superior a R$ 360 mil às empresas vítimas.

Estão em cumprimento 10 mandados de busca e apreensão nos municípios mato-grossenses de Cuiabá e Primavera do Leste e na cidade de Rosana, no interior paulista.

Funcionamento do esquema

O crime foi orquestrado a partir da contratação de empresas de transporte rodoviário para fazer o frete de soja entre os municípios de Sorriso, Porto Alegre do Norte e Rondonópolis. Para atender a demanda, as empresas sublocavam caminhões por meio de plataforma de fretes.

A investigação constatou que um dos suspeitos se apresentava como intermediário do transporte. Inicialmente, ele se passava como gestor de frota e era contratado para fazer os fretes. Em seguida, arregimentava motoristas autônomos para o transporte das cargas.

Depois de conduzir as negociações, atuando como um falso intermediário, o investigado contratou o frete para transporte de 150 toneladas de soja em grãos.

Fraude

Depois de carregar o produto, o suspeito fazia contato com os motoristas informando que o descarregamento não poderia ocorrer em Rondonópolis, como o previsto, mas sim em Cuiabá. Para tanto, ele fornecia novas notas fiscais emitidas por outra empresa, que também é alvo da operação.

A fraude só foi descoberta quando os motoristas e as empresas contratantes tentaram receber os pagamentos e se deram conta de que foram vítimas de um golpe.

Ao investigar o destino das cargas, a GCCO apurou que o armazém recebedor apresentou notas fiscais emitidas por uma determinada empresa, que por sua vez, alegou ter adquirido o produto de uma terceira empresa. No entanto, essa empresa não apresentou registro ou qualquer documentação de entrada da mercadoria em sua contabilidade, levantando indícios de irregularidades.

A investigação está em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema e apurar a abrangência total da fraude.

A Polícia Civil reforça a atenção para a verificação ao contratar fretes e na intermediação de cargas, para evitar novos casos de golpes no setor agrícola no Estado.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Associação Clube Amigos Do Laço faz convocação para Assembleia Geral
B@ndido é ass@ssin@do em frente à casa da mãe
Brasnorte: Idoso é ass@ssin@do a tir0s dentro de casa por suspeito em motocicleta
Cattani defende fim da Lei da Ficha Limpa: “Só serviu para soltar bandido”
Polícia Civil localiza mais cinco c0rpos em área de mata
Feminicídios em MT deixam 83 crianças sem mães em 2024
INDEA prorroga prazo para cadastramento de unidades produtoras de soja
Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpes no dia do aniversário das vítimas
Jovem acaba atingido por árvore na cabeça e m0rre
Tabaporã: homem de 43 anos perde a vida após colisão na Gleba Mercedes
Itanhangá: Secretaria De saúde alerta para conscientização de doenças graves
Ipiranga: PM recupera carga de soja furtada e prende suspeitos